domingo, 2 de maio de 2010

Pão Italiano

Receitas Regionais Italianas
Receitas tradicionais italianas, originais ou numa versão vegana


Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo branca mais cerca de três xícaras
- 1 colher de sopa de óleo ou margarina vegetal
- 3 tabletes de fermento para pão(*)
- 4 cháv/xíc (800 ml) de água morna
- 1 colher de sopa de sal
- 1/2 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer:

Dissolva o fermento na água morna e junte o açúcar e o sal. Em uma tigela, coloque meio quilo da farinha e acrescente a água aos poucos, misturando bem. Vá acrescentando o restante do quilo da farinha. Comece então a sovar a massa, adicionando mais farinha até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe a massa descansar por duas horas em local protegido. Após este tempo, divida a massa nas formas ou nos tabuleiros untados com óleo 
ou margarina vegetal e polvilhados com farinha, dando o formato desejado, e aguarde dobrar de volume (cerca de 30 minutos). Leve ao forno baixo (180 graus), pré aquecido, por 40 minutos. Na parte de baixo do forno coloque uma travessa com água quente e a mantenha com água durante todo o tempo que os pães levarem para assar. Se desejar aquela crosta na superfície do pão, pincele com margarina, durante o cozimento, por seis vezes.

Esta receita é muito versátil, e é do livro "Cozinhando sem Crueldade", da Ana Maria Curcelli. Além de render muito, tem sabor neutro, parecido com o da ciabatta, e fica ótimo com geléias ou pastas salgadas. Pode ser feito em formas de pão, no formato de broa, de bisnaga, ou qualquer outro formato.




Fonte: Bistrô Vegano


(*) Como substituir o fermento biológico fresco pelo seco

O cozinheiros com mais tempo de "estrada" sabem que existem o fermento de pão (biológico) e o fermento de bolo (químico). Além dessa diferença básica, a indústria alimentícia ainda trouxe uma opção que veio facilitar a nossa vida: o fermento biológico seco. A versão fresca do fermento de pão, até então a única opção, tem algumas complicações, pois é preciso ser mantido sempre na geladeira, o prazo de validade é pequeno e não é muito fácil de encontrar. Substituir o fermento fresco pelo seco nas receitas, na grande maioria das vezes, dá certo. Percebo pequenas diferenças de sabor e textura, mas são mínimas. Qual a quantidade a ser usada para substituir o fermento biológico fresco pelo seco? É o que vamos descobrir.

O fermento biológico fresco de uso doméstico vem em tabletes de 15 g - geralmente, 1 pacote vem com 4 tabletes de 15 g -, enquanto o seco vem em pacotinhos com 10 g. O fermento seco é na verdade o fermento biológico seco instantâneo. É instantâneo porque não precisa ser ativado, pode ser adicionado à farinha e trabalhado normalmente junto com os outros ingredientes. O fermento fresco chega às nossas mãos inativo, a fermentação é evitada pelo frio, por isso precisa ficar na geladeira. Só uma curiosidade, não se preocupe com isso, siga a receita e, se for boa, dará certo

Mas, ao que interessa: para substituições, tenha em mente que 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g) equivale a 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (5 g).

Sem comentários: