quarta-feira, 13 de julho de 2016

Salicórnia


Componente delicada da moderna cozinha Europeia

Embora para muitos a salicórnia ainda seja uma erva ilustre desconhecida, considerada mesmo uma erva daninha ou praga, é certo que em alguns países da Europa tem o estatuto de gourmet e e é utilizada por chefs em restaurantes de luxo como substituto do sal em saladas ou mesmo em pratos mais complexos, como produto fresco ou em conserva (picles).

A salicórnia, também conhecida por sal verde ou espargos do mar, é uma erva que cresce normalmente nos sapais (salinas), sendo altamente tolerante ao sal, com a particularidade de ser salgada.

Na Ilha dos Puxadoiros, em plena Ria de Aveiro, onde podemos encontrar um ecossistema propício ao desenvolvimento desta planta com um sabor altamente salgado, desenvolve-se um sistema de cultivo sustentável de salicórnia que em breve será alargado a outras plantas do género, com intuito de conseguir rentabilizar e conservar os recursos existentes nas salinas desta região.

Conhecida por "sal verde" ou "espargo do mar", devido à sua semelhança aos espargos verdes, a salicórnia pode ser um ótimo substituto do sal, aplicada em saladas frescas, ou mesmo cozinhada.

Pode ser comida crua, cortada em pedaços e misturada em saladas, por exemplo com tomate, ou outros legumes. Temperar como habitualmente, mas omitir o sal. Pode também ser cozida e nesse caso utiliza-se sobretudo em receitas "marinhas"(caldeiras, arroz SEM *, vegletes, ... )



Como fazer creme de barrar de salicórnia?

Picar a salicórnia
Envolver a salicórnia no creme de barrar sem sal
Usar creme vegetal sem sal porque a salicórnia já é salgada.
Guardar no frigorífico e usar.



Pode usar para aromatizar azeite.


Pickles

Sem comentários: