quinta-feira, 26 de maio de 2016

Pappa al Pomodoro

Sopa do italiano Pasquale Mancini, do Terraço Itália
Sopa de tomate e pão

Ingredientes
2 alhos-francês/porós de tamanho médio
300 g de pão italiano (certifique-se sempre de comprar um pão sem nada de origem animal – leia, pergunte)
30 g de manjericão fresco (somente as folhas)
400 g de tomate pelado (aproximadamente duas latas)
200 ml de azeite de oliva extravirgem
500 ml de caldo de vegetais (caseiro)
Sal a gosto
Pimenta-calabresa a gosto

Preparo
Em uma panela de tamanho médio coloque o azeite com o alho-poró bem picadinho e refogue em fogo médio por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, coloque os tomates pelados inteiros, o manjericão, o sal e a pimenta-calabresa. Mantenha em fogo baixo por mais 15 minutos, mexendo delicadamente para não grudar. Após o cozimento do tomate, adicione o caldo de vegetais e cozinhe por mais 15 minutos em fogo médio. Na sequência, coloque o pão italiano cortado em fatias sobre o caldo de tomate e deixe descansar por 15 minutos. Mexa delicadamente o pão para que forme uma mistura uniforme e sirva com um manjericão fresco e azeite de oliva.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 porções

Vista-se


Uma simples e deliciosa iguaria italiana. (para os italianos, seria apenas um primo piatto!)
O clássico toscano leva apenas tomates, manjericão, alho, azeite e pão. Chegou a ser tema de uma canção de Rita Pavone nos anos '60 e está entre as receitas favoritas de Jamie Oliver.
O prato – que tem mesmo a consistência de uma papa – familiar, podendo ser comido por bebês e avós (ambos sem dentes!).
Trata-se de uma sopa com poucos ingredientes e de preparação descomplicada. O objetivo é justamente o de sentir o maravilhoso e intenso sabor do tomate e do manjericão – combinação mais que perfeita, hoje arraigada à culinária italiana.
No tempo dos romanos, o manjericão – de sabor quente e balsâmico – era considerado uma erva mágica. “Sua colheita seguia um ritual específico: a mão direita tinha de ser purificada com folhas de carvalho, e a esquerda precisava ser lavada em três fontes diferentes, para se poder tocar no manjericão”, relata Maria Lucia Gomensoro, no Pequeno dicionário de Gastronomia.
Já o tomate, que hoje associamos imediatamente à cozinha italiana, é originário da América tropical. Junto com outros produtos – como a batata e o pimentão –, o pomodoro chegou à Europa entre o fim do século XV e a primeira metade do XVI. Entretanto, Massimo Montanari afirma, na obra Comida como cultura, que o fruto custou a afirmar-se no Velho Mundo.
O evento decisivo para a difusão do ingrediente foi a sua transformação em molho. A partir do século XVII, começou como acompanhamento, primeiro em Espanha e depois em Itália. No século XIX, o molho de tomate tornar-se-ia um sucesso ao ser servido sobre a 'pasta' italiana.
A pappa al pomodoro é praticamente um molho de tomate com pão dentro.

Buon Appetito!

Sem comentários: