quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sumos de Beterraba






Para anemia: BOMBA!!!

BETERRABA+TOMATE+MELANCIA+ESPINAFRES+AGRIÃO+SALSA+QUINOA+LEVEDURA+ÁGUA DE COCO

Adicionar SEMPRE SUMO de 1 limão para melhor absorção do ferro!
agrião/urtigas+beterraba+cenoura+espinafre+nabo+rábano+tomate
Beterraba+Maçã+Cenoura+Hortelã

MAS não abuse do espinafre!

- Sumo/Suco de beterrraba para atletas!

Bata no liquidificador: 1 beterraba crua, 1 maçã média, 3 colheres de sopa de raspas de gengibre e01 limão, basta coar e está pronto.


Estudos mostram que o suco de beterraba pode melhorar a performance dos ciclistas, quando ingerido 140ml durante uma semana antes da prova. Segundo os autores, isso acontece devido à alta quantidade de nitrato presente no suco.

Acredita-se que o nitrato estaria contribuindo para redução do volume de oxigênio consumido pelos músculos durante a prova, o que pode ser atribuído à redução da pressão arterial e à melhoria da função das mitocôndrias.

Para chegar a esses resultados, os cientistas fizeram com que ciclistas bebessem meio litro de suco de beterraba antes do treino, durante seis dias.

O resultado foi um aumento em 16% na distância percorrida, e os atletas demonstraram evolução na produção de energia a cada pedalada quando comparados a aqueles que não ingeriram a bebida.

Observou-se que os efeitos do suco não eram significativos quando este só era ingerido duas horas e meia antes do treino, mostrando que seu consumo deve ser regular, totalizando 500ml diários.

O suco de beterraba é 100% natural e oferece outros benefícios nutricionais além dos nitratos, como os antioxidantes A, B e C, e os minerais sódio e potássio.

Importante para atletas ou não atletas, o suco de beterraba é extremamente nutritivo. Acompanhe a receita.



Sugestão para começar o dia com energia. Podem adicionar outros legumes e/ou frutos, sementes, levedura, gérmen para que fique mais Nutritivo:

Sopa de beterraba e pêra

Ingredientes:
400 gr. de beterraba assada
1 pêra rocha grande
1/2 cebola roxa
1 cenoura pequena
1 dente de alho
Caldo de legumes q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Tradicional:
Prepare os legumes, descascando-os, lavando e cortando em pedaços pequenos. Faça o mesmo com a pêra e esmague o dente de alho.
Coloque a cebola, o alho e a cenoura numa panela com um fundo de azeite e refogue sem deixar queimar. Acrescente a beterraba e a pêra e cubra com o caldo de legumes. Tempere de sal e deixe cozer por 20 a 25 minutos.
Triture a sopa e e se estiver demasiado grossa acerte a consistência juntando mais água ou caldo.
Sirva com uma colher de iogurte vegetal natural.

Bimby:
No copo coloque o azeite, a cebola, o alho e a cenoura. Pique 5 seg./Vel. 5.
Refogue 4 min./Varoma/Vel. 1.
Junte a beterraba e a pêra cortadas em pedaços. Acrescente o caldo de legumes e programe 15 min./100º/vel. 1.
Triture 2 min./Vel. 3-5-7.
Rectifique temperos e verifique a consistência juntando mais água ou caldo se necessário.
Sirva com uma colher de iogurte vegetal natural.


Sumo ABC

- beterraba: rica em vitamina A, C, cálcio e ferro, a beterraba previne e ajuda a curar anemia. Além disso, é rica em nitrato que ajuda a baixar a pressão sanguínea e a prevenir doenças cardiovasculares. O nitrato também diminui o gasto de oxigênio, fazendo com que atletas tenham melhor desempenho. A beterraba ainda é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, o que melhora a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce. A beterraba ajuda a melhorar o sistema imunológico e ajuda a prevenir as células cancerígenas. Contra: alto teor calórico, portanto, vá com calma.

- cenoura: rica em betacaroteno, vitamina A, C, B2 e B3, além de fósforo, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes e fibras, a cenoura melhora a visão, ajuda a prevenir vários tipos de cânceres, é fundamental para a saúde da pele e seus anexos (cabelos e unhas), a cenoura regula o açúcar no sangue, fortalece a saúde polmunar e do cólon, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda favorece o bronzeamento. Contra: alto teor calórico.

- maçã: rica em vitamina B1, B2 e em niacina, ferro e fósforo. Em sua casca encontra-se um alto teor de pectina que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. A maçã tem alto valor nutritivo e baixo teor calórico, sendo ótimo alimento para quem não quer ganhar peso. A maçã ajuda a circulação sanguínea, prevenindo as doenças cardíacas. É um excelente regulador intestinal pois, possui alto índice de fibras, o que também é excelente para o sistema disgestivo, auxiliando a digestão, a aparência e saúde da pele e seus anexos, ajuda na fadiga mental e ainda protege as cordas vocais.

Como fazer o suco: Separe uma beterraba pequena, uma cenoura e uma maçã. Lave todos os ingredientes com água, detergente. Enxague em água corrente em abundância. Corte-os em retângulos pequenos e jogue-os na centrífuga ou liquidificador. Acrescente uma lâmina de limão ou lima para dar mais sabor ao suco e gelo, se quiser.
Agora, é só beber.

Além de ser uma bomba de antioxidantes o sabor é excelente! Pode adicionar salsa(mais vitamina), hortelã, e/ou outras a gosto, especiarias a gosto e sementes tostadas e trituradas.


Batido Vermelho de Legumes

Ingredientes:
1 pé de aipo
1 banana
½ beterraba crua descascada
2 folhas de couve lombarda
3 folhas de alface
1 dúzia de folhas de espinafre
sumo de ½ limão
água q.b.

Preparação:
Depois de lavares muito bem os legumes em água e vinagre e os passares por água, coloca todos os ingredientes no liquidificador e ajusta a consistência com a água que desejares. Consome de imediato.

Nota: É importante que todos os ingredientes sejam de agricultura biológica.
Fonte: Centro Vegetariano

Sem comentários: