quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Muhammara: Pasta árabe de pimento vermelho



Uma deliciosa pasta de pimentões vermelhos, original do norte da Síria, mais precisamente da região de Aleppo, pode também ser encontrado no sul da Turquia, bem como em outras regiões do Oriente Médio leva outros ingredientes como o xarope de romã e nozes e farinha de pão tipo farinha de rosca. Muito boa pra ser servida como entrada com pão árabe. Pode usar o pimentão com pele ou excluir o xarope de romã, mas acho que ele dá um toque bem especial ao prato e o leve gosto de defumado pelo queimadinho na chama do fogão também faz a diferença.


Ingredientes:
3 pimentões vermelhos, 1 cebola média, 1 dente de alho, 1/3 xícara de farinha de rosca, 1 colher de sopa de xarope de romã (opcional), 3 colheres de azeite de oliva, 1/2 xícara de nozes, 1 colher de café de cominho, 1 colher de café de páprica (opcional), 1 colher de café de pimenta calabresa, 1 colher de chá de sal.


Modo de preparo:
Leve os pimentões à chama do fogão até queimar bem a pele, ficam pretinhos.

Coloque-os num saco plástico e deixe uns 15 minutos, isso faz a pele sair mais facilmente. Retire e com ajuda de uma faquinha retire a pele ou lave-os em água corrente que resolve também. Retire os cabinhos e as sementes e corte-os em pedaços.

Refogue a cebola e o alho picado em uma colher de azeite e adicione o pimentão. Refogando por uns 5 a 10 minutos. Deixe esfriar e coloque no processador ou liquidificador com as nozes e a farinha de rosca. Bata até formar uma pasta.


Adicione os temperos, o xarope de romã e o sal. Prove e adicione o azeite e se necessário mais azeite. Sirva em um prato ou tigela baixa. Pode deixar na geladeira antes de servir.

Dica: Decore com nozes e sirva com Pão flat [receita clique aqui]

Sem comentários: