quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Seitan À Espanhola



10 Batatas cozidas em tacho de ferro (ficam + saborosas);
1 Cebola roxa pequena;
1 raminho salsa;
Uma pitada de paprika ou colorau em pó;
Vinagre de ameixa q.b. (ou outro vinagre suave);
Azeite q.b.;
400g  de seitan;
Gengibre fresco ralado;
Alho fresco ralado;
Milho cozido (é opcional).

Coza as batatas num tacho de ferro se tiver. Ficam com um sabor melhor. Pode cozer com ou sem casca. E com ou sem sal (eu cozi sem sal).
Enquanto cozem, pique a cebola roxa e deixe-a a marinar no vinagre de ameixa durante 10 minutos. Este marinar vai "cozer" a cebola de forma crudivora, amaciando-a e tornando-a mais fácil de digerir. Ao fim dos 10 minutos, escorra o vinagre da cebola, junte a salsa picada, regue com azeite e coloque meia colher (café) de paprika ou colorau em pó. Misture bem e reserve.
Lamine o seitan em fatias finas. Disponha-o sem sobrepôr as fatias, rale gengibre e escorra o suco do gengibre por cima do seitan. Esprema o gengibre ralado com os dedos para gerar mais suco. Esfregue a polpa pelos lombinhos de seitan. Faça o mesmo com o alho ralado. Reserve.
Após as batatas estarem cozidas e escorridas da água, prepare uma frigideira anti-aderente com 1 colher do azeite à espanhola, só mesmo para untar ligeiramente e grelhe superficialmente os lombinhos de seitan. Sirva tudo regado com o molho à espanhola.

Pormenor: cozinhei tudo sem sal e não fez falta absolutamente nenhuma, uma vez que o tempero do molho e o tempero dos escalopes despertou os sabores. Diminuir o sal na alimentação é algo de muitissimo importante, até mesmo para quem quer emagrecer. Já que o sal é responsável pela retenção de liquidos no organismo.



Fonte: blog publicarparapartilhar

Sem comentários: