domingo, 20 de dezembro de 2015

Tarte de Maçã Natalícia



Ingredientes
850 g de maçãs para cozer sem pele, sem caroço e cortadas às rodelas
125 g de açúcar amarelo(ou de tâmaras) e mais um pouco para polvilhar
1 colher de chá de canela em pó, pimenta da Jamaica ou gengibre em pó
1+1/2 colheres de sopa de água

Massa quebrada 
350 g de farinha de trigo
Pitada de sal
180 g de sopa de creme vegetal
6 colheres de sopa de água fria
leite vegetal para dar brilho

 Preparação
- Para fazer a massa da tarte de maçã, peneire a farinha e o sal para uma taça. Junte o creme vegetal e misture com as pontas dos dedos até a mistura se assemelhar a migalhas de pão. Junte a água e mexa bem até obter uma massa. Enrole a massa e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
- Tenda finamente quase dois terços da massa e use-os para forrar uma forma de tarte pouco funda de 23 cm de diâmetro.
- Misture as maçãs com o açúcar e as especiarias e coloque sobre a massa da tarte; o recheio pode transbordar. Junte a água se quiser, particularmente se as maçãs forem de uma variedade seca.
- Tenda a massa restante até formar uma tampa. Humedeça as extremidades da massa de tarte com água e coloque a tampa, pressionando firmemente para que as bordas se colem. Retire a massa em excesso e ondeie as margens.
- Use as aparas de massa para recortar folhas ou outras formas de modo a decorar a tampa da tarte, humedeça-as e cole-as. Dê brilho à parte de cima da tarte com leite vegetal, faça depois duas fendas no topo e coloque a tarte sobre um tabuleiro de forno.

- Leve ao forno previamente aquecido, a 220° C, durante 20 minutos, reduza depois a temperatura para 180°C, e cozinhe durante 30 minutos até a massa ficar ligeiramente dourada. Sirva a tarte de maçã quente ou fria, polvilhada com açúcar, pode servir um maravilhoso cocktail de frutas para acompanhar.

Veja o passo-a-passo para fazer a Árvore de Natal
receita do blog vegspinz









Sem comentários: