terça-feira, 24 de novembro de 2015

"Pasta alla puttanesca" (*)


vegan pasta alla puttanesca
Os ingredientes para o "sugo alla puttanesca" são relativamente fáceis de obter, e são tipicamente mediterrânicos. Coloca-se azeite extra-virgem numa frigideira. Adiciona-se alho finamente cortado (às vezes com cebola), peperoncino (um tipo de pimento picante seco).
Podem também juntar-se cogumelos para mais variedade.

Juntam-se os tomates e quando o molho ferve juntam-se as alcaparras picadas e as azeitonas pretas. De seguida procede-se à redução do molho em lume forte.
Para terminar pode-se agregar salsa ou manjericão picados.







Ingredientes  para 6 pessoas
600g de Spaghetti/Maccheroni/Fusilli/Gnocchi
azeite
3 dentes de alho, bem picadinhos
200g azeitonas pretas sem caroço
uma colher de sopa de alcaparras salgadas
600g de tomates sem pele
salsa picada
sal marinho(opcional)

Preparação: Lave os tomates e dê uma fervura. Retire a pele. Para facilitar esta operação basta fazer uma cruz no tomates e a pele vai sair mais facilmente.
Lave as alcaparras para remover o sal em excesso e pique grosseiramente. Corte o tomate em cubinhos e azeitonas pretas em fatias.
Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira e frite o alho picado. Quando o alho dourar, acrescente as alcaparras e deixe que estas se dissolvem.
Agora você pode adicionar os ingredientes restantes, certificando-se de adicionar a salsa picada somente na metade do cozimento.
Enquanto você espera o molho cozinhar por 15/10 minutos em lume médio, coza o Spaghetti . Em seguida, escorra-o e refogue-o na panela com o molho.
Você está pronto para servir o seu spaghetti alla puttanesca!

Sugestão: Acompanhe com Merlot!

(*)
O Spaghetti alla Puttanesca (em português, "espaguete à moda da prostituta") é um prato elaborado com massa e com um molho denominado sugo alla puttanesca.
A origem deste prato é incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nome pode fornecer uma pista, "à moda das prostitutas". Alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha um posto de comidas além do bordel, pode ter inventado este prato . Há outras versões que afirmam que o prato era feito com maccheroni e denominado A la Marinara, tendo mudado de nome depois da Segunda Guerra Mundial.

São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo "Grande dizionario della lingua italiana", é a novela de Raffaele La Capria: "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (esparguete à puttanesca como feito em Siracusa).

De acordo com a união profissional de fabricantes italianos de pasta, o molho tornou-se popular nos anos 60.

Mais sugestões:

One Pot Spaghetti Alla Puttanesca | yupitsvegan.com. Easy and healthy vegan one pot pasta that cooks in 10 minutes in just ONE pan.
One Pot Spaghetti Alla Puttanesca
 (Tudo no tacho Alla Puttanesca)


One-pot pasta alla puttanesca

Sem comentários: