quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como preparar Quinua/Quinoa

quinoas
A quinoa é uma semente altamente nutritiva e uma fonte muito rica de proteínas. Ela é considerada por isso um superalimento. Contém uma grande diversidade de proteínas e um elevado teor de manganésio, magnésio e fósforo sendo amplamente utilizada em dietas vegetarianas e vegan.
As proteínas da quinoa são consideradas completas pois possuem todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção do nosso corpo.
info  quinoa
Existem cerca de 120 variedades de quinoa, no entanto só algumas são cultivadas para comercialização e consumo em grande escala. Podemos reduzir os tipos de quinoa presentes no mercado em: Quinoa Branca, Quinoa mista, Quinoa Vermelha e Quinoa Preta.
Quanto mais clara a tonalidade da semente de quinoa mais suave é o seu sabor.
O tempo de cozedura da quinoa varia não só conforme o tipo de quinoa mas também a marca que a comercializa. A quinoa contém resina toxica chamada saponina que lhe confere um sabor mais amargo. Muitas marcas fazem uma pré-lavagem com água alcalina para eliminar a saponina. Ao eliminar a saponina são também eliminados outros nutrientes assim como a camada exterior que protege a semente fazendo com que ela fique mais vulnerável e exposta e reduzindo o tempo necessário para a cozedura.
– O tipo de quinoa comercializado com o tempo aconselhado de cozedura de 15 a 20 minutos é aquele que sofreu menos tratamentos industriais e preserva maior quantidade de nutrientes.
– A quinoa com o tempo de cozedura aconselhado de 8 a 10 minutos geralmente passou por um processamento maior.

Como deve guardar a quinoa?

A quinoa pode ser armazenada de forma semelhante a qualquer grão, ou seja, num local seco e fora do alcance da luz dentro de um recipiente selado.
Se quiser preservar a semente por mais tempo mantenha-a no frigorífico ou congelador. O pequeno teor de gordura presente na quinoa faz com que exista a possibilidade de apodrecer passado algum tempo.

Como preparar a quinoa?

1
DEMOLHAR de véspera! 
[Porque DEMOLHAR e como: clique aqui]

Num recipiente de medida ou marcado meça a quantidade de quinoa que vai utilizar.
2
A quinoa deve ser sempre muito bem lavada antes de utilizar. Mesmo as variedades já processadas devem ser sempre passadas por água para retirar qualquer vestígio de saponina(resina tóxica, é uma defesa da planta).
Num coador ou peneira passe as sementes por água corrente.
3
Meça a quantidade necessária de água ou caldo para a cozedura. Para a quinoa utiliza-se um racio de 1:2 sendo uma porção de quinoa para duas de água ou liquido.
Imagem 2
Ajuste a quantidade de quinoa ao tamanho da panela. Se o recipiente for demasiado pequeno é provável que a quinoa fique mais pastosa e demasiado cozida.
Deve utilizar uma panela ou caçarola de fundo grosso e com tampa.
4
Coloque a quinoa e a água ou caldo na panela e deixe ferver.
5
Cubra a panela e reduza a temperatura para médio-baixa. Deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos.
6
A quinoa está pronta quando os grãos estiverem translúcidos e todo o líquido absorvido.
7Solte os grãos com a ajuda de um garfo e retire do lume. Cubra com a tampa por mais 5 a 10 minutos.

Como cozinhar quinoa

1 cháv/xic de chá de quinoa (qualquer cor: amarela, vermelha ou preta)

2 cháv/xic de chá de água
1/4c. de café de sal (opcional)

Em uma panela pequena (a menor que você tiver) misture a quinoa com a água e o sal e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver baixe o fogo e deixe cozinhar 15 minutos. Não cubra a panela nem aumente o fogo, ou a quinoa vai derramar. Quando a água tiver evaporado completamente e a quinoa estiver macia (dependendo do tamanho da sua panela você vai precisar juntar um pouco mais de água: quanto maior a panela mais rápido a evaporação) desligue o fogo e deixe descansar coberto 5 minutos antes de servir. A quinoa está cozida quando estiver macia, mas ligeiramente firme (cozinhado demais ela vira papa), e o germe ficar exposto. O germe é o interior do grão e parece com um “rabinho” em forma de vírgula (clique na foto abaixo pra ver melhor).
Rende 1 1/3 cháv/xic de quinoa cozida.

Receitas PapaCapim

Sem comentários: