terça-feira, 12 de agosto de 2014

VERÃO! CALOR! REFRESQUE-SE!


Sassy-Water-01-510x377
Sabe o que é Água Aromatizada?

Nestes dias lindos de calor tudo que queremos é nos refrescar. E claro, se buscamos uma vida mais saudável, não é nada coerente encher nossos copos de refrigerantes ou bebidas industrializadas. Como se não bastasse, até na hora de comprar água mineral precisamos estar atentos, visto que algumas marcas possuem mais sódio que o próprio refrigerante.

As águas aromatizadas e saborizadas são uma ótima saída. Além de fáceis de preparar, leves, saudáveis e econômicas são muito refrescantes e você pode combinar os sabores da sua preferência. Para prepará-la basta acrescentar os ingredientes que você gosta (frutas, legumes, ervas ou especiarias) à água, com algumas pedras de gelo. Em seguida, a jarra deve ser levada à geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir. Esse tempo é necessário para aromatizar a água.

É importante lembrar que se trata de água com um leve sabor e aroma. Portanto, não se deve exagerar nas frutas e ervas. É fundamental manter as características de água e não transformá-la em um suco “enralecido”. Sugerimos que sejam utilizados somente dois ingredientes por água aromatizada. Por exemplo, duas frutas ou uma fruta e uma erva por jarra. Por mais estranho que possa parecer, legumes podem e devem ser utilizados para aromatizar águas. O pepino e a abobrinha, por exemplo, quando cortados em fatias bem finas deixam a água extremamente refrescante.



Os ingredientes podem ser combinados de diversas formas, criando deliciosos sabores! Veja alguns exemplos:
- Frutas vermelhas congeladas, como morango, amora, mirtilo e framboesa;
- Cascas de frutas em espiral ou picadas, como laranja, limão, manga, mamão;
- Vegetais frescos, como pepino e abobrinha em rodelas
- Canela em pau, sementes de cardamomo, anis estrelado, cravo, pimenta rosa, gengibre em rodelas;
- Raminhos de hortelã, alecrim, capim limão, erva cidreira, manjericão, tomilho;
- Frutas variadas, picadas com ou sem a casca;
- Pétalas de rosa , lavanda, hibisco, sementes de romã;

É sempre bom lembrar que se os ingredientes forem orgânicos tudo fica melhor. Também é preciso ter cuidado com as rosas, que não devem ser adquiridas em floriculturas e sim em algum lugar especializado em alimentos ou no seu próprio jardim.

Um simples copo de água pode ganhar vida e cor adicionando-se umas flores comestíveis ao gelo!

O que preciso?
- Água (de preferência destilada ou fervida e deixada arrefecer - assim ficas com o gelo mais limpo, sem impurezas e bolhas de ar);
- Cuvete de gelo (preferencialmente com espaços grandes);
- Flores Comestíveis.

1º Passo - preenche os espaços da tua cuvete de gelo com metade de água e coloca por cima de cada espaço uma flor voltada para baixo; coloca a cuvete no congelador;

2º Passo - retira a cuvete do congelador, quando a água estiver congelada e preenche todos os espaços com mais água; volta a colocar no congelador.

Quando os cubos de gelo estiverem formados, retira-os e estão prontos a serem utilizados em todas as tuas bebidas preferidas.



ec26

A água aromatizada é uma opção além de refrescante  muito elegante. Fica ótima em casamentos campestres ou na praia e é também uma opção para o seu chá de cozinha ou qualquer outra recepção. Mesmo no inverno é uma boa opção, num jantar onde está sendo servido vinho, por exemplo, a água é essencial, então aposte na aromatizada seus convidados irão adorar.
Servida em jarras transparentes ou suqueiras, a água aromatizada deixa aquele gostinho perfumado na boca, é muito sútil e extremamente refrescante.
c3a1gua
PREPARO
Acrescente os ingredientes de sua preferência à água, com algumas pedras de gelo. Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir. Esse tempo é necessário para aromatizar a água. É importante lembrar que se trata de água com um leve sabor e aroma. Portanto, não exagere nas frutas e ervas. Sugerimos que utilize somente dois ingredientes por água aromatizada. Por exemplo, duas frutas ou uma fruta e uma erva por jarra.
agua aromatizada
casamento_campo_fabiana_anderson-93
Foto: Felipe Souza
Dicas de ingredientes
Ervas e especiarias
- Capim-limão
- Hortelã
- Manjericão
- Alecrim
- Sálvia
- Pétalas de rosas (tem que ser de jardim, não pode ser de floricultura por causa dos agrotóxicos)
- Anis-estrelado
- Cravo
- Canela
Frutas e legumes
- Limão
- Laranja
- Lima da Pérsia
- Pepino
- Morangos
- Melão
- Melancia
- Amoras
- Carambola
- Abacaxi
- Kiwi
- Nozes
Outros
- Casca de frutas (laranja, maracujá, abacaxi…)
IMG_8665
Combinações
- Misture 2 ou mais galhinhos da erva de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, capim limão, etc). Pode  misturar várias.
- Rodelas de limão, laranja, estrelinhas de carambola, sementes de romã. Pode usar cascas em espirais para decorar, desde que sejam orgânicas.
- Especiarias como gengibre, cravo, anis-estrelado ou canela em pau.
- Experimente água adocicada com manjericão e nozes.
- Pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com umas gotinhas de água de rosas (encontrada em lojas árabes e supermercados)
Crie sua própria água misturando alguns dos itens acima: laranjas ou limões com cravos espetados. Misture ervas de sua preferência. Fica lindo numa jarra de vidro transparente.
Outra idéia é colocar pedacinhos de ervas ou especiarias dentro da água que vai fazer o gelo, combinando com o sabor que escolheu. Um pouco de licor de menta na água do gelo também vai dar um efeito bem especial.
Veja mais fotos e inspire-se.
f
201206berry-flavored-water
agua e limao
aguaaromatizada-700x526
aroma1
b

d
e
Flavored-Water-2
fresh-flavoured-water
MG_8720-675x1012
untitleds
waterstation
agua-534x1024

Sem comentários: