sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Massa Base: Tarte Tatin

A Tarte Tatin é muito apreciada pelos franceses e mal conhecida pelos portugueses. É também conhecida por «Tarte ao contrário» (tarte á l'inverse) porque se apresenta de «pernas para o ar», isto é, com a parte de baixo virada para cima.


Massa Tarte Tatin - The Love Food

Para a massa:
120 g de farinha
80 g de margarina vegana (usei Alpro) cortada aos pedacinhos
uma  pitada de sal fino
1 colher de sopa de água

Misturar com a ponta dos dedos a farinha, a margarina e a pitada de sal, até ficar uma massa arenosa e tudo estiver bem incorporado. Junte água aos poucos, até ligar. Faça uma bola, achate-a, envolva-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora, no mínimo.

 Retire a massa do frigorífico. Faça uma bola com a massa e estenda-a com o rolo da massa, numa superfície enfarinhada, até ter 3 a 5 mm de espessura. Tente estendê-la numa forma circular, para conseguir forrar uma tarteira redonda ou a forma redonda.


Tarte Tatin de tomate cereja

Recheio 500g de tomate cereja (2 embalagens) cortados a meio
1 dente de alho esmagado
1 raminho de alecrim
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Pré-aqueça o forno a 120ºC.

Coloque no fogão uma tarteira ou numa forma redonda de ir ao forno, deite um fio de azeite, o alho esmagado e as folhas de alecrim. Deixe alourar durante 5 mn e adicione o tomate cereja e os orégãos. Vá mexendo até perderem alguma água (5mn). Junte o açúcar e mexa bem, para desfazer o açúcar (2mn). Retire o alho.

Coloque a massa de tarte por cima do recheio de tomate cereja, calcando bem nos lados. Pique a massa com um garfo e leve ao forno durante 10 a 15 mn, ou até estar dourada.
Retire do forno e deixe repousar 5 mn na forma. Com uma espátula solte os lados da tarte e vire-a cuidadosamente para um prato de servir.
Sirva quente.



Tarte Tatin de Maçã

Recheio 1

Ingredientes
6 maçãs-verdes
1/2 limão
120 g de manteiga vegana (usei Alpro)
1 1/4 cháv/xic chá de açúcar
canela em pó a gosto

Com uma faquinha afiada, descasque as maçãs e retire as sementes. Corte a maçã (na vertical) em 4 partes e regue com o suco de ½ limão.
Numa panela, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio. Deixe a mistura escurecer um pouco. Em seguida, baixe o fogo e coloque as maçãs.

Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligue o fogo.
Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa).

Numa fôrma redonda antiaderente, distribua as maçãs sem deixar folgas. A seguir, coloque por cima das maçãs o restante da calda que ficou na panela. Polvilhe um pouco de canela em pó sobre as maçãs.
Retire a massa da geladeira. Com o auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa sobre um pedaço de filme maior que a fôrma.

Com cuidado, coloque a massa sobre as maçãs e retire o filme. Corte os excessos com uma faquinha. Com a ajuda de um garfo, force as bordas da massa para baixo (lembre-se de que a torta será virada depois de assada).
Leve a torta ao forno preaquecido e deixe assar por 25 minutos ou até que a massa fique dourada.

 Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco.
Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a fôrma, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê alguns soquinhos na fôrma. Não deixe a torta esfriar muito, pois você correrá o risco de ela ficar grudada na fôrma. Neste caso, e só em último caso, aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e repita a operação. Sirva a seguir.





Recheio 2

60 g de margarina vegana (usei Alpro)
80 g de açúcar
1 colher (sopa) de açúcar
1 kg de maçã sem casca, sem semente e cortada em 4 partes

Recheio
Derreta a margarina numa forma redonda em lume médio. Assim que derreter, junte 80 g de açúcar e misture bem.
Arrume as maçãs na forma com lado arredondado para baixo, deixando o mais apertado possível. Polvilhe com 1 colher (sopa) de açúcar e deixe caramelizar em lume médio por 12 minutos.
Retire a forma do lume. Caso as maçãs tenham encolhido ou haja espaços grandes entre elas, traga os pedaços para o centro da forma e tente minimizar o espaço entre eles. Reserve.

Montagem
Preaqueça o forno em temperatura alta (200ºC).
Abra a massa numa bancada enfarinhada com um rolo até formar um círculo com o diâmetro um pouco maior que o da forma.
Coloque a massa sobre as maçãs, dobrando as bordas para dentro da forma. Leve ao forno e asse por 30 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos e então inverta a torta sobre um prato. Sirva ainda morna.

Nota:
Se você não tiver uma forma que possa ir directo ao lume, caramelize a maçã numa frigideira e depois transfira para uma forma ou refratário redondo. Não esqueça de regar a fruta com o caramelo que sobrar!

Sem comentários: