sexta-feira, 28 de março de 2014

Rosácea de tomate sobre beringelas assadas


Ingredientes
1 beringela
400g tomate Raf(*)
½ c. de sobremesa flor de sal
10g orégãos frescos
2 c. sopa azeite Gourmet

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Lave a beringela, retire as pontas e corte-as em rodelas uniformes (1cm) sem a descascar. Disponha-as numa única camada num tabuleiro de forno. Polvilhe com flor de sal e metade dos orégãos e regue com uma colher de sopa de azeite. Leve ao forno durante cerca de 8 minutos.
Retire a beringela do forno e coloque as rodelas num prato grande, formando uma rosácea. Sobre estas disponha o tomate também cortado em rodelas.

Finalização
Aromatize com os restantes orégãos e regue com uma colher de sopa de azeite.


Sabia que...O Tomate É a maior fonte de licopeno da alimentação mediterrânica. O licopeno, para além de ser responsável pela cor apetitosa do tomate, é também um antioxidante protector. Os estudos indicam que homens que consomem mais licopeno estão mais protegidos contra o cancro da próstata. Na sopa, a adição de azeite vai facilitar a absorção do licopeno.

(*)
 Conhece?
Um tomate diferente, com uma forma irregular e sulcos profundos, que fazem lembrar gomos. Pode ser consumido de diversas formas... Em sopa de tomate, quente ou fria, em saladas, em deliciosas bruschettas ou simplesmente temperado com azeite virgem e sal. Na altura de escolher, opte pelos de cor esverdeada com raios vermelhos, estão no ponto! Quando estão muito maduros, perdem a sua caraterística textura crocante.

Sem comentários: