sexta-feira, 28 de março de 2014

Beringelas à grega


Ingredientes
1 (400g) beringela grande
1 c. de sobremesa sal
1 (150g) cebola grande
100g tomate alongado
4 c. de sopa azeite
1 dente de alho
250g cogumelos laminados frescos
1 lata pequena feijão preto cozido
2 c. de sopa vinagre
2 c. de sopa salsa picada
30g miolo de pinhão

Lave a beringela, corte-a em cubos, salpique com sal e deixe a escorrer dentro de um passador(apara retirar o sabor amargo). Descasque a cebola e corte-a em gomos finos. Lave o tomate, abra-o ao meio e limpe-o de sementes. Corte em gomos ou quadrados. Passe a beringela por água, escorra bem e enxugue com papel de cozinha.
Deite cerca de metade do azeite numa frigideira antiaderente, deixe aquecer bem e junte os cubos de beringela. Salteie sobre lume médio a forte, mexendo, até a beringela alourar. Reduza o lume. Junte a cebola e o tomate, tape e deixe cozinhar durante 3 a 4 minutos ou até a cebola amolecer.
Deite o cozinhado no recipiente de serviço, regue com o restante azeite, junte o dente de alho descascado e bem picado, os cogumelos limpos com papel de cozinha e o feijão previamente passado por água fria e escorrido. Regue com o vinagre, salpique com a salsa picada e misture muito bem.
Tape com película aderente e deixe repousar durante 30 minutos.

Finalização
Aloure os pinhões numa frigideira antiaderente sobre lume moderado e espalhe-os sobre os legumes na altura de servir.


A beringela tem poucas calorias, excepto se frita, e é muito saciante. Contém substâncias com capacidade antioxidante, de que o azeite é igualmente rico.

Cogumelos Paris São os comuns cogumelos brancos, também conhecidos por "champignon". Com baixo teor de proteínas e praticamente isentos de gordura e hidratos de carbono... São óptimos para aumentar a consistência de pratos pouco calóricos!
Rico em potássio, fósforo e vitaminas B1 e ácido pantoténico. Excelente fonte de cobre, manganésio e ácido fólico. 
Tesouros Nutriocinais Rico em potássio, fósforo e vitaminas B1 e ácido pantoténico. Excelente fonte de cobre, manganésio e ácido fólico. 

Dicas/Sugestões Para que os cogumelos não escureçam, salpique com uma gotinhas de sumo de limão ou vinagre. 

Sabia que... Em vez do feijão preto pode utilizar feijão de soja.





Sem comentários: