segunda-feira, 31 de março de 2014

Saladas No Frasco....

SALADAS!



Saladas para 1 semana em potes de vidro

1. Grãos, sementes, massas e etc…
2. Ingredientes coloridos como frutas e flores comestíveis para agradar o paladar.
3. Folhas verdes e ingredientes leves como espinafre, alface, rúcula e etc..
4. Itens pesados que não podem tocar diretamente o molho como tomates.
5. Ingredientes pesados que podem suportar o molho, como rabanetes, cenouras, cebolas, feijões e etc…
6. Molho para salada


Guarde a sua salada em frascos no frigorífico.
Pode usar vidros reciclados e armazenar salada de alface para o mês. 
Como fazer:

Lave os frascos e coloque para secar
Lave e pique a cabeça de alface
Encha os frascos com a alface (mais cheio, melhor)
Humedecer uma toalha de papel e dobrá-la 
suficientemente pequeno para caber na boca do frasco.
Coloque papel toalha por cima da alface e tampe.
Vire de cabeça para baixo e guarde na geladeira por até um mês!
Quando quiser comer, jogue fora o papel toalha e prepare a salada como você gosta!
Pode completar o espaço no pote com outras verduras.



Saladas para levar

Uma maneira de economizar tempo e manter ingredientes frescos vem sendo divulgada em vários blogs de saúde e gastronomia.

A técnica consiste em manter a salada em um frasco. O princípio é muito bom, especialmente para aqueles que querem comer de forma saudável no trabalho, na escola ou na faculdade.

Para se manter a salada em frasco por mais tempo, você precisa posicionar os ingredientes em camadas. E o que é melhor, é que dá para preparar os frascos um dia antes ou até mesmo para dois ou três dias.
Aproveite o final de semana e ja deixe sua salada pronta para segunda, terça e quarta-feira, que elas se manterão muito bem sob refrigeração.

Os ingredientes podem ser absolutamente qualquer coisa que você quiser, mas para uma salada rica mantenha a proporção de 50% de folhas e 50% de todos os outros ingredientes. Isto se você pretende que seu almoço seja só SALADA.

Olha a variedade:
::Folhas – alface, escarola, espinafre, manjericão, orégano, coentro, salsa , rúcula, couve, etc.
::Grãos – arroz integral, arroz selvagem, trigo, centeio, trigo mourisco, painço, quinoa, grãos germinados, etc.
::Proteína – tofu, seitan cogumelos....
::Vegetais – tomates, pepinos, cogumelos, brócolis, rabanete, batata, batata doce, pimentão, beterraba, etc. Podem ser frescos ou cozido (se escolher cozidos, coloque-os no fundo do frasco)
::Leguminosas – grão de bico, feijão de todos os tipos, lentilha, brotos
::Frutas – qualquer fruta da sua escolha
::Molhos: aqui temos algumas opções - Clique AQUI: Molhos e Temperos


Aqui estão algumas regras simples para montar sua salada no frasco e ela permanecer fresca:
::O molho deve ser o primeiro a entrar no pote e por último as folhas. Os dois devem ficar o mais longe possível um do outro.
::A próxima camada sobre o molho deve ser um ingrediente que possa absorver o molho e que não amoleça em contato com ele, ou seja, cereais, proteínas, leguminosas.
::Encha o frasco até a borda com os demais ingredientes para que as folhas não entrem em contato com o molho.
:: Tampe o frasco com uma tampa bem vedada. Ou melhor, escolha um frasco que vede bem.

Na hora de comer, inverta o frasco e agite para que todos os ingredientes se misturem.

E segue uma receitinha:
Salada de espinafre com quinoa e kiwi
(preparado em uma jarra de 1 litro)
Ingredientes:
Folhas verdes de sua preferência
50g de quinoa cozida
1 punhado de brotos de trigo
1 kiwi cortado em fatias finas
1 punhado de goji

Para o molho: suco de meio limão, 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, 1 colher de chá de mostarda, sal a gosto.
Modo de preparo: siga as regras e monte sua salada em camadas.


A salada de vidro pode ser a salvadora dos seus lanches programados. Alem de muito bonita e prática também é fácil de fazer. Você só precisa de um vidro com uma boa tampa, seu molho predileto e...salada!

:: COMO MONTAR ::

a) A primeira camada a ser colocada é o tempero: limão, vinagre, azeite... A quantidade de tempero não deve ultrapassar a espessura de um dedo. Do contrário, sua salada ficará encharcada.

b) A segunda camada é formada com ingredientes pesados que podem ter contato direto com o tempero, como cenouras, rabanetes, cebola, feijões, tofu, champingon. Os legumes e grãos devem ser cozidos sem sal para que durem mais.

c) A terceira camada é composta por ingredientes pesados que não podem ter contato direto com o tempero. Tomates, por exemplo. 

d) A quarta camada é composta por folhas. Essa camada deve ser a mais generosa da sua salada e chegar até a metade do pote. Uma dica: as folhas para serem conservadas devem ter sido colocadas no vidro no mesmo dia que foram compradas.

Obs: Se for colocar frutas e sementes, elas serão colocadas na quinta camada.

Pronto, agora é só armazenar os potinhos na geladeira!

Na hora de comer, agite o vidro para misturar o tempero e sirva no prato.

Importante: potes de plástico não são recomendados, pois fazem as folhas murcharem mais rapidamente. 


Seja criativo e aposte nas “saladas em frasco”!

Uma forma divertida e simples de resolver o problema das refeições fora de casa é apostar nas saladas em frascos de vidro. Este conceito criativo permite conservar com facilidade todos os ingredientes, mantendo-os frescos até à hora da refeição. É bem mais simples do que aparenta ser! 

1) Preparem o vosso molho de salada preferido e coloquem várias colheres do mesmo no fundo do frasco.
2) Continuem com várias camadas de vegetais cortados ou ralados.
3) Acrescentem os vegetais de folhas verdes por último, para que não estejam em contacto directo com o molho;
4) Agitem o frasco imediatamente antes de comer, de modo a misturar o molho com os restantes ingredientes...e já está!

Desfrutem de uma bela refeição 100% natural, sem qualquer tipo de dificuldade! Estas quatro simples dicas irão preserver a salada fresca e suculenta até à hora da refeição. Mais uma prova de que comer fora de casa não precisa de ser uma dor de cabeça, nem uma razão para gastar muito dinheiro.


Qual é o melhor recipiente para conservar as saladas?

A salada, como bem sabemos, é o prato fundamental do Verão graças à sua fácil e rápida preparação, que fazem dela o prato ideal para as suas escapadelas no campo, na piscina ou na praia, mas… Onde podemos conservar as saladas para aproveitar ao máximo todo o seu sabor e nutrientes? 

Recipientes de vidro: São a melhor opção para conservar as saladas, pois são os que melhor conservam a frescura e qualidade dos ingredientes, embora se deva salientar que é importante guardar os ingredientes separadamente para evitar que se estraguem e percam sabor.

Sacos de plástico: São outras das embalagens mais usadas para conservar saladas, mas têm como inconveniente a fragilidade, podendo o plástico rasgar com facilidade, estragando a salada e os seus ingredientes.

Frascos de vidro fechados: Este tipo de embalagem, junto com os recipientes de vidro, é uma das duas formas de guardar a salada que permitem melhores resultados ao possuírem um fecho muito mais seguro e permitirem uma conservação melhor e mais duradoura.

Estes são os três recipientes que melhor conservam as propriedades das saladas, embora devamos salientar que é conveniente guardar sempre os ingredientes de forma separada e com água para garantir a sua frescura.

Quanto ao tempero que quiser usar,  recomendamos que o guarde já preparado num frasco de vidro, mas nunca o deite na salada, pois isso estraga os ingredientes.

Se conservar as suas saladas em qualquer um destes recipientes, e seguindo os nossos conselhos, poderá aproveitar ao máximo a sua frescura e sabor. Bom proveito!



Mais sugestões: Clique AQUI!

Recipiente inteligente para guardar separadamente molhos e alimentos

E Marmita no Frasco!


Para começar você deve esterilizar o seu pote de vidro, usar as folhas novas as que já tem tempo na geladeira não serve. Esta salada dura 7 dias na sua geladeira não deve ser levada ao congelador.

Montagem: salada no pote de vidro
1). Comece a montagem de sua salada pelo molho. Pode ser pronto ou alguma receitinha caseira, como mostarda, parmesão, molho tártaro, azeite, vinagre, shoyu, entre outros. Tudo o que for líquido deve entrar no pote nesta hora. Não deixe que ultrapasse um dedo de molho, caso contrário sua salada ficará encharcada.

2). Coloque ingredientes que podem ficar em contato com líquidos, como cebola, pepino, pimentão, cenoura, feijões, grão de bico, rabanetes, repolho, vagens, etc, pois caso contrário sua salada pode murchar e estragar mais rapidamente.

3). A terceira camada é a dos alimentos mais pesados e também os mais saborosos, os acompanhamentos que dão um sabor especial à salada. Pode ser usado milho, tomate, ervilha, palmito, azeitona, cebolinhas, brócolis, nozes, castanhas, morango, abacaxi, manga, cogumelos, croutons, além de frutas secas como damascos e uvas passas, entre outros.

4). A última camada é a de folhas. Esta camada deve ser a mais generosa, ocupando quase a metade do vidro. Utilize verduras como alface, repolho, acelga, rúcula, espinafre, etc. Vale lembrar que as folhas devem estar bem secas, pois caso sejam guardadas molhadas elas estragam rapidamente.
Para a máxima conservação de sua salada use ingredientes frescos. Feche bem o vidro e abra o pote novamente apenas quando for consumir, mexendo bem o vidro para misturar os ingredientes e o tempero.


... e sugestões de Saladas, Frescas e Coloridas!

3 comentários:

Lara Ferreira disse...

A minha unica duvida é: qual o tamanho do frasco?

Mª de Lourdes disse...

Depende da quantidade de salada.

Anónimo disse...

Onde comprar por atacado ou varejo os potes de vidro?