domingo, 30 de março de 2014

As Crianças, os Legumes e as Verduras

Truques para incluir legumes nos pratos preferidos dos seus filhos

A principal vantagem dos legumes é que todos têm cores muito atraentes. Se lhes der a forma certa, podem transformar-se em qualquer coisa! Damos-lhe algumas ideias.

Os legumes são óptimos para a saúde dos mais novos, pois são bons para prevenir doenças, aumentam as defesas do nosso organismo, são diuréticos e absorvem o ferro, entre muitas outras qualidades. E, além disso, têm outra grande vantagem para as crianças: existem numa variedade de cores que lhe irão permitir inúmeras combinações na sua apresentação.

O nosso primeiro truque é usar uma forma ou cortador para dar aos seus legumes formas mais curiosas. Por exemplo, flores, estrelas, carinhas… baseando-se nas cores dos legumes, ou tudo o contrário! Pode até combiná-los, fazendo uma folha a partir da forma do talo feita de curgete, as pétalas com cenouras e tudo isto espetado num palito.

As crianças adoram pizza. Pode aproveitar esta preferência para lhes acrescentar legumes. Pode fazê-lo de duas maneiras: criando formas com os ingredientes (como uma paisagem ou a cara de algum desenho animado que reconheçam) ou fazendo uma forma com a própria pizza (como mini-pizzas com formas de árvore, estrela…). Uma ideia muito original é fazer uma pizza com legumes, à qual pode acrescentar um pouco de massa dando-lhe a forma dos tentáculos de um polvo e decorando-a com azeitonas pretas como se fossem as ventosas. Os seus filhos vão adorar!

Pode fazer o mesmo com os pratos de massa. Acrescente legumes e brinque com eles. Se fizer esparguete, pode servir como o cabelo de um desenho no prato. Também pode decorar a massa, como por exemplo os laços, acrescentando-lhes um carrapito com legumes.

Outra forma de chamar a atenção deles é fazer autênticos trabalhos manuais com a comida, como fazer chupa-chupas com curgete, cenoura… Tudo depende da sua imaginação!

Para descobrir as melhores receitas de legumes para as crianças, dê uma vista de olhos às nossas receitas e sugestões. As ideias mais originais estão à sua espera!



5 ideias para que os seus filhos comam mais legumes

Por vezes é complicado dar legumes aos mais pequenos, mas existem cinco pratos que eles costumam adorar: pizza, massa, purés, hambúrgueres e cachorros quentes. Porque não acrescentar legumes a estes pratos? Damos-lhe algumas ideias!

1) Pratos de pizza para os mais novos de casa: Clique AQUI

A pizza é uma boa opção para começar a incluir grandes doses de legumes na alimentação dos seus filhos. As combinações são praticamente infinitas (pimento vermelho e verde, cogumelos, tomate, milho, cebola…). Além disso, pode formar caras e figuras com os ingredientes para os tornar mais divertidos para os seus filhos. Finalmente, não se esqueça das possibilidades que a massa oferece: Pode fazer pizzas mais pequenas com formas! Estrelas, corações, foguetes… Se combinar forma e cor, irá obter autênticas obras de arte.

2) Pratos de massa para os mais novos de casa: Clique AQUI

No caso da massa, tem a opção de servir esparguete ou lasanhas e canelones. Os molhos como o bolonhês ou o bechamel, embora um pouco mais calóricos, disfarçam o sabor dos legumes. Aqui pode acrescentar os de cor verde, como os espinafres ou acelgas como recheio, embora também outros como a couve-flor, que é mais difícil eles comerem sozinha. E, claro, também tomate ou cogumelos.

3) Pratos de puré para os mais novos de casa: Clique AQUI

Os purés são o prato ideal para se combinarem legumes sem darem por nada. Às vezes come-se com os olhos, e temos de enganar os nossos filhos para lhes servir determinados legumes. Com os purés pode diminuir as quantidades para disfarçar um legume e fazer com que o seu filho não o note mas aproveite todas as suas vantagens!

4) Pratos de hambúrguer para os mais novos de casa: Clique AQUI

"Burgueres" Vegetais são apelativos e deliciosos Junte sempre mais Vegetais para que fiquem mais coloridos. A variedade de hambúrgueres também fará com que os seus filhos não se fartem.

5) Pratos de salsichas para os mais novos de casa: Clique AQUI

Às vezes esquecemo-nos deste preferido das crianças, que também nos oferece muitas possibilidades. Podemos elaborar as salsichas em forma de cachorros quentes, com imensas variedades de legumes para acompanhar (pepino, pimento, alface, tomate, cebola…), com a vantagem de os temperar com um molho (ketchup, maionese, mostarda…) que lhes irão dar sabor e podem ocultar os legumes, que chamam menos a atenção dos pequenos.


Ideias para conquistar os mais novos de casa com Legumes

Às vezes, dar legumes aos nossos filhos pode traduzir-se numa autêntica dor de cabeça. Mas não devemos desistir! Os legumes são básicos para o adequado desenvolvimento dos nossos filhos e, entre outras coisas, para evitar a preocupante obesidade infantil. Damos-lhe algumas ideias para conquistar os mais pequenos com legumes!

Em primeiro lugar, tente dar-lhes legumes para comerem quando têm fome. É mais fácil comerem se tiverem fome. Se, por exemplo, tiverem petiscado anteriormente outro tipo de comida, já não terão tanta vontade de comer, e muito menos legumes! Não caia no erro de recorrer à sobremesa como prémio por comerem legumes! Isto irá fazer com que os seus filhos associem os legumes a algo negativo (se depois recebem um prémio, é porque primeiro tiveram de passar por uma coisa má).

Faça com que os seus filhos se familiarizem com os legumes. Leve-os ao mercado, onde são apresentados com muito brilho e cor. Deixe os meninos olharem para os legumes e escolherem os que acham mais apetecíveis. Assim, sentem que a sua opinião conta na altura de decidir, algo muito positivo. Mas a ajuda deles não pode ficar por aqui! Também podem ajudar na cozinha, limpando os legumes ou ajudando a descascar aqueles que permitem fazê-lo com as mãos.

Uma vez em casa, pode tentar começar a introduzir os legumes na alimentação dos seus filhos escolhendo os que forem mais doces, como o milho, a ervilha, a cenoura ou a abóbora (todos estão disponíveis na Bonduelle, repare no nosso catálogo de produtos!). Claro que é uma óptima opção apresentá-los como se fossem desenhos, para os identificarem com coisas de que gostam (as suas personagens de desenhos preferidas, uma casa, um boneco…).

Finalmente, se não conseguir depois de tentar tudo o anterior, outro recurso é camuflá-los para não chamar a atenção deles. Pode picá-las ou introduzi-las como molhos, acompanhamentos ou purés. Uma última opção é transformá-las noutros pratos de que gostam mais. Por exemplo, faça Búrgueres e Almôndegas com legumes!

Sem comentários: