quinta-feira, 6 de março de 2014

Manteiga de ... Oleaginosas & Sementes

Manteiga de Oleaginosas
(Demolhadas)
Receitas de  Compassionate Cuisine

... de Amendoim



250 g de amendoins descascados (fica mais barato comprar com casca e descascar em casa)
1 colher de sopa de açúcar  de tâmaras (opcional)
1 colher de sopa de óleo de côco (opcional) ou azeite

Tal como referi anteriormente, coloque os amendoins descascados num robot de cozinha e triture. Inicialmente vai ficar uma pasta areada mas à medida que a gordura do amendoim vai sendo libertada, vai-se formando uma pasta cada vez mais cremosa. Este processo pode demorar cerca de 5-6 minutos. Por fim, junte o adoçante e o óleo de de côco e triture mais um pouco.
Coloque a manteiga de amendoim num frasco e tranque o armário a sete chaves!


Receita do blog paracozinhar

Ingredientes:
500g de amendoins torrados (de preferência sem sal ou com pouco sal)
2 colheres de sopa de açúcar  de tâmaras (opcional)
1 colher de sopa de óleo de amendoim

Preparação:
Coloque todos os ingredientes num copo liquidificador ou num robot de cozinha (se usarem robot de cozinha convém que seja um com muita potência, senão a manteiga de amendoim não ficará suave).
Triture todos os ingredientes o tempo necessário até obter uma pasta cremosa, misturando os ingredientes durante este processo.
Guarde a manteiga de amendoim num frasco no frigorífico e use em sobremesas ou em torradas com geleia, compotas ou banana.

Bom Apetite!



... amêndoas, de castanhas, de amendoim, de avelãs, de semente de girassol, de pistachios, de nozes...

1º Coloque 1 chávena/xícara de amêndoas(*) de molho por 12 horas. Jogue a água do molho fora, enxugue as amêndoas e leve-as ao forno médio por 10 minutos para secar. Não é necessário mais tempo que isso e muito menos retirar a pele das amêndoas. Deixe-as esfriar.

2º Coloque as amêndoas no processador e com calma e tempo, processe aos poucos, raspando sempre as laterais com uma colher. Aos poucos as amêndoas vão desprendendo seu óleo natural e formando uma pasta.

3º Para tornar esta pasta ou manteiga mais fluída, adicione uma colher das de sopa de óleo(#) de cada vez, até atingir a consistência desejada.

 (#)O óleo de sementes de uva é rico em proantocianidinas, potentes antioxidantes, em ácidos graxos e vitamina E, aumentando ainda mais as qualidades desta manteiga.

4º Você pode adicionar uma pitada de sal ou ou adoçante  se quiser uma receita doce.

Delicie-se!

(*)
Esta manteiga, tanto faz se utilizar amêndoas, castanhas ou o que for, pode ser usada para passar no pão e nos biscoitos, para adicionar nos shakes, para incrementar pratos salgados dando aquele toque gourmet especial.

Aqui estou ensinando a manteiga de amêndoas, mas o procedimento para produzir manteiga de castanhas, de amendoim, de semente de girassol, de pistache, nozes... é sempre o mesmo, variando o gosto e os nutrientes ingeridos em cada manteiga.

Todas são excelentes fontes de cálcio e magnésio e em ácidos graxos essenciais, promovendo uma série de benefícios ao organismo controle do colesterol e triglicérides e ação antioxidante.

NOZES: ótima fonte de energia; potássio; proteína vegetal e a mais rica em vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas e em vitaminas do complexo B.

AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras, ferro, vitamina E e potássio.

AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras, cobre  a maior fonte de cálcio de todas.

CASTANHA DE CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, zinco, ferro, ácido pantotêico, vitaminas B1 e B2. Para fazer o leite, é necessário que seja a castanha crua (que na verdade foi cozida para ser retirada da casca, mas não foi torrada) e sem sal.

CASTANHA-DO-PARÁ: É a mais calórica de todas, mas fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.

SEMENTE DE GIRASSOL: Rica em proteínas, fibras, zinco, folato, vitamina E e magnésio. Excelente para substituir o amendoim para os que tem alergia. A semente de girassol torrada tem um gosto muito similar ao amendoim.

O importante em qualquer receita que você faça, é deixar as castanhas de molho para neutralizar os anti nutrientes que inibem as atividades de enzimas.

´Fonte: Cozinha sem glúten e sem leite



Pasta ou Manteiga de Amendoim: 

 1 cháv/xíc de amendoim torrado e moído
 2 colheres das sopa de óleo prensado a frio, qualquer um.
2 colheres das de sopa de glicose de mandioca ou outro.
 2 colheres das de sopa de leite vegetal

Preparação:
 Em um processador, coloque o amendoim moído e o óleo. Processe até quase formar uma pasta. Junte a glicose e o leite vegetal. Bata rapidamente até misturar. Está pronto para passar no pão. Variações:

Pasta de semente de girassol: 
Torre as sementes no forno com cuidado para não queimar. Depois de frias, moa-as no liquidificador e proceda da mesma forma como na pasta de amendoim.

 Pasta de semente de abóbora salgada: 
Compre sementes torradas e salgadas. Passe as poucos no liquidificador até ficar o mais fino possível. Passe por uma peneira e proceda como a pasta de amendoim, sem adicionar a glicose.


açúcar de tâmaras, pasta de tâmaras,  "mel" de tâmaras (clique aqui)

Sem comentários: