sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Pão Caseiro para todos os dias!


E se eu vos disser que há uma receita de pão simples que aguenta no frigorífico até duas semanas, e que para além de um pão excelente, podem também utilizar para fazer as bases das vossas pizzas caseiras?! Sim, é verdade.
Mas experimentem. Não dá trabalho nenhum e o pão fica muito bom!

Ingredientes : 
6 ½ copos de farinha de trigo/centeio/mistura/integral
3 copos de água morna
1 ½ colher (sopa) de fermento biológico seco (ou levain*)
1 ½ colher (sopa) de sal grosso
farinha de milho para polvilhar q.b.

(esta quantidade deu para 2 pães pequenos e 2 pizzas grandes)
(1 copo = aproximadamente 200ml)
(*) Levain- fermento natural

Preparação:
Numa caixa plástica grande e que tenha tampa, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente.
(Se a massa ficar muito mole, pode ter que juntar um pouco mais de farinha).

Guarde-a tapada no frigorífico (onde pode conservar-se até 2 semanas), Mas apenas use a massa depois de pelo menos 2 horas de repouso.

Quando quiser pão quente, seja para o pequeno almoço, para o lanche ou ao jantar para surpreender a família, retire o recipiente do frigorífico, e com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca. Guarde a restante massa para uma próxima vez.

Cuidadosamente, e sem voltar a amassar a massa que retirou, dê-lhe a forma pretendida dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.
Deixe repousar no tabuleiro onde vai a cozer a massa , previamente polvilhado com farinha de milho, à temperatura ambiente, durante pelo menos 30 minutos. (Eu só deixei repousar o tempo que o forno demorou a aquecer, e emsmo assim ficou optimo!).

Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.

Coloque o pão no forno bem quente e deixe cozer durante 30 minutos.

Para fazer as pizzas usei o mesmo método.
Retirei a massa, e estiquei à medida da forma de pizza com a ajuda do rolo da massa. Cobri com molho de tomate caseiros e os ingredientes preferidos e levei a forno quente até cozer.

Bom Apetite!

adaptada do blog paracozinhar

Sem comentários: