quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bhaji brindil


500 g de beringelas cortadas, às rodelas
2 colheres de sopa de ghee vegetal
1 cebola, cortada em rodelas finas
2 dentes de alho, cortados às rodelas
Pedaço de 2,5 cm de raiz de gengibre fresca, ralada
1/2 colher de chá de açafrão-da-índia em pó
1 malagueta vermelha seca
1/2 colher de chá de sal
400 g de tomates enlatado
1 colher de chá de garam masala
Ramos de coentros, para guarnecer

Preparação
- Corte as rodelas de beringela em tiras da largura de um dedo.
- Aqueça o ghee numa frigideira. Junte a cebola e cozinhe em lume médio, mexendo constantemente, durante 7-8 minutos até ficar muito macia.
- Adicione o alho e as tiras de beringela, aumentando depois o lume para cozinhar durante 2 minutos.
- Junte o gengibre, o açafrão-da-índia, a malagueta, o sal e o tomate, juntamente com o sumo do tomate da lata. Use a parte de trás de uma colher de pau para desfazer os tomates. Cozinhe, destapado, durante 15-20 minutos até a beringela estar muito macia.
- Adicione o garam masala. Cozinhe durante cerca de mais 5 minutos.
- Transfira o bhaji brindil para um prato de servir aquecido. Guarneça com raminhos de coentros frescos e sirva imediatamente. Pode servir acompanhado de uma salada  e/ou de pão naan.

O bhaji brindil é uma das receitas indianas de bhaji mais conhecidas e também das mais deliciosas, esta receita de bhaji brindil tem um maravilhoso sabor de um misto doce e picante. Na confeção desta receita indiana pode usar outros vegetais em alternativa às beringelas que são o vegetal utilizado nesta versão da receita. Experimente utilizar courgettes, batatas, pimentos ou qualquer combinação desses vegetais para obter a sua versão pessoal do bhaji brindil, mantendo o mesmo molho. O bhaji brindil é um acompanhamento perfeito para receitas de grelhados.

Sem comentários: