quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Biscoitos de Arroz

sembei-cru

Andei pesquisando e existem vários biscoitos salgados à base de arroz, amido, batata, em toda Ásia . No Japão, usam dois tipos de arroz: O oriental e o glutinoso, chamado de mochi-kome. Enquanto que o oriental resulta em um biscoito duro, crocante, como o mochi-kome consigo um biscoito leve e macio, como o mandiopã. Para fazer a farinha de arroz em casa, basta hidratar o arroz cru, triturar no liquidificador, coar e secar. Uma peneira eliminará granulos maiores


mochi-frito
Para o tipo “sembei”, a farinha de arroz (no caso, usei metade de farinha de arroz oriental e metade de arroz mochi) é misturada com água, até formar uma massa. Essa massa é distribuída em porções dentro de uma cuscuzeira ou panela de cozimento no vapor. Depois de cozida, a massa é amassada, aberta com um rolo, fino, cortada e posta para secar. Usei farinha de arroz para que a massa não grudasse na tábua, mas poderia ter usado fécula de mandioca.

Quanto mais fino, mais delicado será o biscoito. No caso, eu fritei, mas o biscoito poderia ser feito sobre uma grelha, assado. Sal à gosto.

E com o mochi-kome se faz uma massa, chamada de mochi. O arroz é cozido no vapor e depois amassado em um pilão. Hoje em dia existem máquinas que facilitam o trabalho. Depois de frio (de um dia para outro, na geladeira), essa massa pode ser cortada em fatias finas e seca. Depois de fritas, o resultado é muito parecido com o mandiopã.

Fonte

Sem comentários: