sábado, 29 de junho de 2013

Salada d' Água


Não é uma salada, não é uma sopa nem um gaspacho. É um pouco dos três.
Ppara os dias quentes de Verão em que apetece uma refeição leve e fresca. Excelente quando o frigorífico está vazio ou não nos apetece ligar o fogão.

Ingredientes:
2 tomates
1/2 pimento verde
1/2 pepino pequeno
cebola (opcional)
sal grosso ou flor de sal
vinagre de vinho branco
orégãos secos
água fresca

Preparação
Limpe os tomates das sementes e do seu líquido. Pique em pequenos cubos. Se não gostar da pele do tomate retire-a previamente. Na minha opinião pessoal mantenho a pele porque fica mais crocante ao mastigar.

Corte também o pepino e o pimento em cubinhos do mesmo tamanho do tomate. Junte tudo num recipiente fundo. Tempere com um boa porção de azeite, com bastante vinagre e orégãos à descrição. Adicione sal grosso ou flor de sal.

Envolva com uma colher e por fim junte água fresca do frigorífico. Deve cobrir os legumes e ainda um pouco mais. Penso que pela foto é perceptível a proporção a utilizar.

Eu que até consegui eliminar o sal das saladas, nesta confesso que tenho de sentir bem todos os temperos. O caldo deve sentir-se ligeiramente avinagrado um bom azeite e bastantes orégãos encerram esta receita. Também costumo juntar cebola na mesma versão em cubinhos mas hoje optei por suprimi-la.

Sirva no prato de sopa ou em tacinhas. A cada colherada parece que está a saborear uma sopa, mastigar uma salada e os sabores de um gaspacho. Seguramente um pouco dos três.

Sem comentários: