quinta-feira, 2 de maio de 2013

Arroz verde com maionese de abacate e manjericão



Receita PapaCapim


1 cebola, picada
2-3 dentes de alho, ralados/amassados
2x de arroz integral cozido
2x de brócolis, em pedaços pequenos (buquês e talos)
1x de ervilha, fresca ou congelada
Azeite, sal e pimenta do reino

Cozinhe a ervilha em bastante água salgada até ficar macia (15-20 minutos). Aqueça 1cs de azeite em uma frigideira grande e funda e doure a cebola. Junte o alho e o brócolis, mexa bem e deixe cozinhar coberto, em fogo baixo, até o brócolis ficar macio, mas ainda al dente. Não precisa acrescentar água, o legume cozinhar no vapor do líquido que ele próprio solta. Tempere com sal e junte o arroz cozido e as ervilhas cozidas e escorridas.

1x de abacate
2x de manjericão picado
Suco de um limão pequeno, ou a gosto
1 dente de alho pequeno
1cs de azeite (opcional, mas recomendado)
1/4x de água


Sal e pimenta do reino

Bata todos os ingredientes da maionese no liquidificador, prove e corrija o tempero (talvez você queira usar um pouco mais de suco de limão também). Se a consistência estiver espessa demais, junte um pouco mais de água, mas lembre que esse molho deve ter a textura de uma maionese.

 Coloque 2 colheres de sopa bem cheias da maionese na mistura de arroz e legumes, mexa bem, prove e decida se precisa de mais maionese ou não (eu só coloquei 2cs, pois acho que mais do que isso deixaria o prato pesado e gorduroso). Sirva morno, em temperatura ambiente ou gelado, de acordo com suas preferências. Rende 2 porções como prato único.

Sem comentários: