quarta-feira, 21 de março de 2012

Geleia picante de tomate vermelho

Ingredientes:
1kg de tomates maduros e graúdos sem ser do tipo para salada;
2 colheres (de sopa) de azeite extravirgem;
1 cebola de tamanho médio, muito bem picada;
1 ou 2 dentes de alho (à sua escolha) picados;
1 colher (de chá) de pimenta vermelha picada; 1 pedaço de canela em pau; 1 colher (de chá) de cominho (opcional); 50g de manteiga sem sal (1/4 de pacote); 2 colheres (de sopa) de açúcar; ramo de tomilho; sal e pimenta-do-reino que bastem.
Modo de fazer:
Retire a pele dos tomates fazendo um X com uma faca afiada na parte de cima; coloque numa vasilha e cubra com água fervendo. Deixe por um ou dois minutos, escorra. A pele sairá com facilidade. Elimine as sementes e pique grosseiramente.
Coloque o azeite numa panela suficiente para todos os ingredientes, leve ao fogo e refogue a cebola e o alho por aproximadamente cinco minutos. Acrescente os temperos (pimenta vermelha, cominho, tomilho, sal e pimenta-do-reino) e cozinhe por cerca de dois minutos.
Junte tomate, o pau de canela, a manteiga e o açúcar e cozinhe em fogo de médio para baixo por cerca de 30 minutos. Deverá ficar com consistência de geléia. Prove e corrija os temperos. Coloque numa vasilha com tampa e guarde na geladeira. Essa geléia se conserva na geladeira por cerca de duas a três semanas.

Sem comentários: