quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sugestões para Pizza ou recheio de Calzone




Várias ideias para pizza vegana, não exatamente uma receita...
Vejam as notas para identificar o que está nessa foto.
O queijo de tremoço é o que está lá no site, a receita do cheddar está nos comentários (é baseado numa receita que tem no You Tube, mexi na questão da cor e uso do levedo nacional em pó mesmo, além de usar o xerém pouco torrado de castanha de caju ao invés da castanha crua que é difícil de achar na maioria das cidades e trocar alguns temperos), o patê de "salaminho" também está no Flicrk 1 e o tofupiry tem várias receitas por aí (mas como eu faço de um jeito um pouquinho diferente vai postado abaixo); os demais são legumes e verdura (veja as anotações).
Poderia constar mais um bocado de coisas aí como azeitonas, alcaparras, escarola, brócolis, ricota de gergelim (receita no Flickr1), ervilha, palmito, alho, ,manjericão, alcachofra, endívia, shitake, shimeji, champignons, pimentas, berinjela, PTS refogada... Ih, essa história de que vegano tem pouca opção para pizza (e nem precisa dos queijos falsos) é conversa, das bravas. Fora as frutas, compotas, especiarias, castanhas, amendoim, coco e chocolate amargo vegano para recheios doces.


A variação da Renata de TOFUPIRY:
*250g de tofu regular ("in box", não é o tezukuri-firme, que é o que eu mais uso. É aquele lisinho, numa caixinha branca com rótulo vermelho, que é o mais comum em supermercado, até. Mas, se só tiver o tezukiri, pode usar também que dá certo, mas o resultado com o outro é um pouco melhor)
*50g de polvilho azedo
*50g de azeite ou "manteiga vegetal NaVEGação" (vide receitas anteriores)
*1 colher (chá) rasa sal
*1 colher (café) rasa ácido cítrico em pó OU 1 colher (sopa) suco de limão
*1 colher (café) rasa levedo de cerveja em pó
*1 xícara (chá) água
>>Modo de Fazer: bater todos os ingredientes juntos num liquidificador ou processador, até obter uma mistura lisa (se usar processador, acrescente a água só ao final). Leve ao fogo e mexa sem parar, até engrossar e formar uma massa homogênea, cozinhando por mais um minuto mexendo sempre. Para utilizar, eu gosto de colocar num saco de confeitar ou saco plástico específico para alimentos, cortando a ponta.


Mais uma receita (e essa aí é do livrinho da máquina de pão mesmo e já é vegana de nascença... A única coisa é que eu troco uma xícara de farinha pela integral. Como diria um pizzaiolo italiano que eu conheci - quando perguntei se a massa dele tinha ovo, leite, manteiga ou margarina - massa com essas coisas é bolo, não pizza):

Massa de Pizza (Rende 3 discos de 300g):
1 e 1/3 xícara (chá) água
3 colheres (sopa) óleo ou azeite
1/2 colher (chá) sal
3 xícaras (chá) farinha de trigo branca
1 xícara (chá) farinha de trigo integral
2 e 1/2 colher (chá) fermento biológico seco

Coloque os ingredientes nessa ordem na máquina de pão, numa batedeira planetária com gancho ou numa bacia e amasse até obter uma massa lisa (se estiver usando a máquina de pão é só ligar no ciclo massa e retirar no final só pra abrir; senão, siga as outras instruções). Deixe crescer até dobrar de tamanho, amasse novamente, deixe crescer mais uma vez. Divida em três e pré asse em forno quente, de preferência em pedra refratária, por cerca de 4 minutos (o que é especialmente útil se você quiser fazer várias ou deixar um buffet de pizza para os convidados montarem o que quiserem). Coloque molho, recheios de sua preferência e volte ao forno para aquecer e cozinhar os ingredientes necessários.
Também pode ser usada para fazer calzones (nesse caso, recheie, feche, pincele com água, polvilhe com queijo falso/castanhas/ervas e asse em forno médio).

Sugestões da Renata VegVida

Sem comentários: