sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Molho Teriyaki

Ingredientes
2 xícaras de molho shoyu
1 chávena/xícara de açúcar mascavado ou de tâmaras
Gengibre fresco
Alho fresco

Preparação
Misture o molho shoyu e o açúcar mascavo. Despeje o molho shoyu em um liquidificador ou panela com uma xícara de açúcar mascavo. Tenha em mente que nem todos os molhos shoyu são os mesmos, você pode querer experimentar diferentes molhos shoyu para encontrar o seu favorito para fazer o molho teriyaki. Se você gosta de um molho doce, adicione um pouco mais de açúcar; molho shoyu extra vai fazer uma calda mais picante. Não bata os ingredientes ainda, você ainda tem um pouco a acrescentar.
Prepare o gengibre e o alho. Descasque o gengibre, e adicione cerca de meia xícara no liquidificador. Descasque também o alho, e adicione cerca de dois ou três dentes para misturar no liquidificador. Claro, você pode variar essas quantidades, dependendo do seu gosto pessoal.
Bata o molho teriyaki. Bata os ingredientes juntos até ficar cremoso. Você também pode usar uma panela para cozinhar a mistura até que fique uniforme. Prove o molho, e adicione mais de qualquer dos ingredientes se você ache necessário. Adicione uma colher de chá de amido de milho, se quiser que o molho fique mais espesso, ou água, se estiver muito grosso. Uma colher de sopa de suco de abacaxi fará um molho teriyaki doce. Você também pode adicionar cebolas verdes ou sementes de gergelim se quiser, apesar de ficarem melhor como um condimento no prato pronto.
Aprecie!

Molho teriyaki caseiro fica ótimo com frituras, arroz ou legumes.
 Este doce e picante molho é excelente para muitas receitas. Faça burguers teriyaki, ou faça shish kabobs regados ao seu molho teriyaki caseiro.


Resultado de imagem para molho teriyaki
Ingredientes
2 colheres (sopa) de açúcar  mascavado ou de tâmaras
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (chá) de vinagre branco
2 colheres (chá) de saquê culinário
10 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver, reduzir e engrossar. Se você não tiver o saquê, pode fazer sem ele que também fica bom.


Sem comentários: