domingo, 25 de setembro de 2011

Pasta pomodoro


Receita para 2 pessoas

Ingredientes:

Esparguete ou a massa que preferir (para 2 pessoas)
1 pimento verde cortado às tiras
1 tomate enorme ou 3 tomates médios aos pedaços
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de orégãos em pó (opcional) ou manjericão fresco (era o que eu usaria se não me tivesse esquecido de comprar…)
250 g de tofu
1 colher de chá de alho em pó
Uma pitada de sal fino
Uma pitada de pimenta preta
2 colheres de chá de azeite
1 colher de sopa de levedura de cerveja


Preparação:

Coza a massa de acordo com as instruções do pacote.
Coloque o pimento verde numa frigideira grande com um fio de azeite e deixe dourar (5 minutos).
Junte o tomate e a polpa de tomate, tempere com sal e deixe reduzir.
Quando estiver cremoso, com os pedaços de tomate completamente desfeitos e não restar água na frigideira, junte os restantes temperos e ervas e reserve.
Entretanto, prepare o tofu como indicado aqui. Coloque o tofu preparado numa frigideira com um fio de azeite e deixe dourar em lume brando. Para mim, quanto mais crocante, melhor!
Escorra a massa. Junte-a ao molho de tomate e envolva (os chefs dizem que se deve sempre juntar o molho à massa, e nunca o contrário, mas, como eu não sou chef, faço à minha maneira J). (E mais: eu misturo a massa com o molho, em lume brando, durante alguns minutos, para a massa cozer um bocadinho no molho, absorvê-lo e ficar mais apurada.)

No momento de servir coloque o tofu por cima.

Sem comentários: