quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Caçarola de Ratatouille




Ingredientes:
1 beringela grande
1 courgette grande
1 cebola média
1 pimento vermelho
2 tomates grandes
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
alguns ramos de: rosmaninho fresco, salva e tomilho.
sal, pimenta moída na ocasião
1 pitada de açúcar

Modo de preparação:
Comece por lavar a beringela e corte-a em rodelas de 2,5cm, corte cada rodela ao meio, a courgette deve ser lavada e cortada em rodelas de 2,5cm. Ponha agora tudo dentro duma taça e polvilhe generosamente com sal, com um prato do mesmo tamanho pressione-os e coloque pesos em cima. Deixe-os estar durante cerca de uma hora.
O sal irá retirar qualquer amargo juntamente com o excesso de humidade. Entretanto corte a cebola grosseiramente. Retire as sementes do pimento e corte-o também. Pele os tomates, corte-os em quartos e retire as sementes. Frite a cebola e o dente de alho no azeite em lume brando numa caçarola grande durante uns 10 minutos, depois junte o pimento. Seque os bocados de courgette e de beringela com papel de cozinha e adicione-os à caçarola.

Em seguida, junte a salva e o rosmaninho picados grosseiramente e as folhas de tomilho, tempere com sal e pimenta. Mexa bem. Deixe então cozer lentamente tapado durante 30 minutos. Adicione o tomate fresco cortado grosseiramente. Confira os temperos e deixe cozinhar mais 15 minutos destapado.

Sem comentários: