segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tofu caseiro



Preparação do Leite de Soja

Ingredientes
2 copos de soja em grão
água fervente para hidratar os grãos

Preparo

Lave bem os grão e cubra-os com água fervente e deixe de molho até dobrarem de volume, em torno de 48 horas (mudando a água sempre).

Depois bata a soja amolecida no liqüidificador, utilizando como medida 2 copos de água filtrada para cada copo de grão de soja já hidratados e dobrados de tamanho. Feito isso, passe o líquido batido para um tecido de algodão bem branquinho (um pano de prato bem limpo) e torça, como se fosse uma trouxa, sobre uma vasilha para obter o leite. Faça isso com toda a quantidade do líquido.

Em seguida, ferva um copo d´água numa panela e adicione o leite. Mexa para que não grude no fundo. Deixe levantar fervura e adicione 1/2 xícara (chá) de água fria e depois repita essa mesma operação por mais uma vez e desligue o fogo.

* O resíduo que sobra da extração do leite chama-se okara. Ele pode ser reaproveitado em farofas, recheios de tortas, pastéis etc.

Preparação do Tofu

Ingredientes
Leite de soja (preparado acima)
1/2 xícara (chá) de suco de limão ou 1 colher de chá para cada litro de leite de soja
1/2 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) rasa de sal

Preparo
Prepare o coagulante juntando suco de limão, sal e água morna. Coloque-o lentamente sobre o leite quente (70°C) e deixe a panela tampada por dez minutos. Enquanto isso, arrume a forma de tofu, cobrindo-a com panos úmidos e torcidos, sempre imaculadamente limpos (eu passo água fervendo nos panos limpos).

Colha cuidadosamente o coalho que se formou na panela com uma concha e transfira-o para a fôrma, completando todos os seus cantos. Depois de despejar todo o conteúdo e, inclusive, o pouco do leite que não coagulou, cubra a massa com a ponta dos tecidos e coloque uma tampa sobre a fôrma. Ela deve ficar sobre uma esteira ou outro utensílio doméstico para reter o líquido que sai dela (costumo colocar a forma em cima do escorredor de macarrão).

Deixe descansar, em média, por 20 minutos. Em seguida, retire o tofu já endurecido puxando o tecido com cuidado.
Se você quiser o tofu temperado com ervas ou outros ingredientes, misture-os no coagulante.

Rendeu mais ou menos 1kg de tofu. Usei caixas de margarina e fiz alguns furos em baixo. Tem q colocar um peso reto em cima pra ele ficar bem retinho, senão esfarela um pouco nas bordas.


Tofu (2)

Ingredientes:
. 1 litro de leite de soja
. 1 colher de chá de sal
. 3 colheres de sopa de sumo de limão ou ½ chavéna de chá de vinagre ou sal amargo
( no Japão usam “nigari”, não consegui encontrar, nem este coagulante nem o sal amargo, por isso experimentei c/ sumo de limão ou com vinagre de arroz ou vinagre de framboesa e ficou simplesmente M A R A V I L H O S O )

Fiz o leite de soja conforme esta receita: Leite de Soja
Coloquei o leite de soja para ferver durante 10/15 minutos.
Apaguei o lume e juntei o limão ou nigari ou vinagre, deixei sem mexer durante 30 minutos, para o leite coalhar.
Depois coei num pano (tecido), dentro de um coador de silicone, para ir saindo o soro amarelado – Durante 2 horas em repouso, deixei a escorrer – Este fica parecido a um queijo Ricota ou mesmo queijo Cottage.
(Tofu Cheese Cream, Ricota ou mesmo Cottage, bem mais molinho e menos drenado)

Para conseguir mesmo Tofu, prenso dentro de uma forma de queijo (daquelas com buraquinhos) e levo ao frigorifico c/ um prato por baixo para sair o soro amarelo e c/ um peso em cima para drenar bem o Tofu.
Ai, fica mesmo durinho, com a consistência do Tofu, como podem ver na foto inicial que coloquei.

Para tornar o Tofu mais gostoso, podemos acrescentar:
. Shoyu
. Alho em pó
. Gengibre fresco ou em pó
. Coentros picados
. Oregões
. Rodelas/Sumo de laranja por cima
. Rodelas/Sumo de limão por cima
. Funcho
. Aipo
. Cebolinho

Fica Divinal e muito, mas muito mais, saboroso que o Tofu, ricota ou queijo cottage que compramos nos Hipers ou ervanárias.
Tofu c/ pouquíssimas calorias, óptimo para regimes de emagrecimento, rico em proteínas, pobre em gorduras e colesterol, muito usado pelos vegetarianos como substituto da carne.

E feito por nós então é Maravilhoso.

Sem comentários: