domingo, 24 de julho de 2016

Salmorejo Cordovês



500 gr de tomates,
100 gr de pão,
100 ml de azeite virgem extra,
1 ou 2 dentes de alho,
 sal e pimenta.

Pelar os tomates (é mais fácil se lhes der um golpe na base e mergulhar em água a ferver, mergulhando logo a seguir em água fria, para soltar a pele) e partir em pedacinhos. Juntar, numa tigela, ao pão também todo desfeito em pedaços e misturar. Temperar com sal e deixar embeber durante meia-hora.

Misturar o alho em pedaços e colocar metade da mistura no 1-2-3. Regar com metade do azeite e moer até obter um creme muito fino. Repetir e juntar tudo numa tigela para servir.

Corrigir os temperos (sal e pimenta) e levar ao frigorífico. Serve-se bem frio, como entrada, ou como petisco.

Pequenos truques a meu gosto: juntar no final umas gotas de limão ou vinagre, e um toque de pimentão-doce fumado – fica ainda mais apetitoso…


O sul de Espanha é terra de tomate, e o salmorejo junta-se ao gaspacho para o provar: com tomates maduros e pão rijo faz-se um delicioso creme fresco, que é servido como entrada ou petisco em qualquer tasca de Córdova.

O tomate é a estrela do salmorejo

O clima de Córdova é o da Andaluzia, com invernos suaves e verões de calor quase insuportável. O tomate gosta disso, e o salmorejo, que vive deste fruto sumarento, fica tão bom como os tomates que usarmos.

É importante escolher, portanto, tomates bem maduros e vermelhos. O pão também é da nossa escolha, sendo que não pode ser nada inferior a um de pão de trigo cozido em forno de lenha. Tem de estar duro de um ou dois dias.

Fonte: Comedores de Paisagem

El Salmorejo por Juan Pozuelo
.. servido em copos com vinagre de jerez

Salmorejo
uma apresentação diferente: servir com cubinhos de pepino...

Sem comentários: