quarta-feira, 11 de maio de 2016

Kinoko-gohan (Arroz com cogumelos)



300g de arroz (preferencialmente arroz japonês ou outro tipo de grão curto que fique com a consistência grudenta ao ser cozido)
100g de cogumelos shimeji frescos (ou desidratados)
2 cogumelos shiitake frescos (ou desidratados)
80g de batata doce
50g de cenoura
2 colheres de sopa de shoyu

Preparação
Primeiri, lave o arroz. Coloque 300g de arroz em uma peneira e coloque a peneira imersa em uma tigela de água. Use as mãos para mexer os grãos gentilmente na peneira por várias vezes. Então, retire a peneira para fora da água imediatamente. Esfregue os grãos de arroz com as mãos fazendo movimentos dentro da peneira. Faça isso cerca de 10 vezes.
Renove a água da tigela com água fresca e faça uma nova imersão da peneira para lavar o arroz. Renove a água novamente quando estiver com a coloração leitosa e lave o arroz novamente. Levante a peneira da tigela e deixe o arroz escorrer por cerca de 10 minutos.
Coloque o arroz em uma panela com cerca de 400ml de água. Deixe o arroz mergulhado por cerca de 30 minutos. Isso irá assegurar que a água vai encharcar os grãos de arroz.
Remova e descarte as partes duras das pontas dos cabos dos cogumelos shimeji. Separe os cogumelos. Remova e descarte os cabos dos cogumelos shiitake e corte o chapéu dos cogumelos em fatias fininhas de 5mm de espessura. Coloque os cogumelos shimeji e shiitake em uma peneira e dê uma rápida lavada. Chacoalhe a peneira para remover o excesso de água.
Lave bem a superfície da batata doce. Corte-a em fatias redondas de 1cm de espessura, e então corte em cubos de 1cm de tamanho. Mergulhe a batata doce em cubos na água para que não perca a coloração.
Descasque a cenoura e fatie-a em pedaços de 4cm de comprimento. Corte os pedaços no sentido do comprimento em fatias finas. Coloque várias tiras umas em cima das outras e, começando pelas pontas, corte em fatias ainda mais fininhas, conhecidas como fatias julienne.
Mexa bem 2 colheres de sopa de shoyu com o arroz na panela. Em seguida, coloque os legumes e os cogumelos por cima do arroz. Não mexa. Coloque a tampa na panela e deixe ferver em fogo médio.
Quando iniciar a fervura e começar a sair bastante vapor pela tampa da panela, deixe ferver por mais cerca de 30 segundos. Então, reduza para fogo baixo e deixe ferver por mais 12 minutos. Não retire a tampa da panela em momento nenhum.
Após 12 minutos, desligue o fogo. Deixe que a panela permaneça tampada e deixa-a descansar por 10 minutos. Então, remova a tampa e use uma colher de pau umedecida para mexer tudo, em cerca de 3 grandes mexidas na panela, assegurando-se de que a colher raspe também o arroz ao fundo da panela. O prato está pronto para ser servido.


Como se comem cogumelos nas casas japonesas
Kinoko, ou cogumelos, é uma das palavras que pode ser usada nos poemas haiku, com o significado de “outono”. Muitas variedades de cogumelos crescem nas montanhas no outono. Acredita-se que existem cerca de 200 variedades de cogumelos comestíveis no Japão.

Muitas variedades de cogumelos estão disponíveis nas lojas no outono. Existem vários modos de prepará-los nas casas japonesas. Eles podem ser assados em papel alumínio ou fritos. Também são adicionados à sopa misô ou outras sopas, e até mesmo em pratos de massas. Algumas pessoas gostam também de comer um pão tostado com cogumelos.

Os cogumelos são um dos destaques da culinária doméstica japonesa. Sua fragrância é um ótimo jeito de se apreciar a mudança de estações.


Receita www3.nhk.or.jp

Sem comentários: