quarta-feira, 11 de maio de 2016

"Goma dofu" - Tofu de sésamo



Ingredientes
・25g de pasta de gergelim branco(ou preto)
・25g de amido de milho
・1½ xícaras de água
・Pitada de sal

Para Guarnecer
・Um pedaço de gengibre
・Shoyu

Modo de preparo
Misture o amido de milho, sal e meia xícara de água. Ferva a xícara de água que restou e reserve. Coloque a pasta de gergelim numa panela e adicione a mistura de amido de milho aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, mexendo bem após cada adição. Depois de repetir o processo por 3 ou 4 vezes, vá acrescentando quantidades maiores da mistura de amido de milho. Quando cerca da metade estiver misturada, junte a metade restante da mistura de amido de milho e mexa bem. Depois aos poucos vá acrescentando a xícara de água quente que estava reservada.
Leve a panela ao fogo médio, mexendo a mistura com uma colher de pau. Quando ferver, reduza para o fogo baixo. Mexa constantemente conforme a mistura vai engrossando para garantir uma consistência uniforme. Se a mistura não estiver uniforme, retire do fogo e bata até ela ficar uniforme antes de colocar a panela de volta ao fogo. A mistura estará pronta quando você passar a colher de pau pelo fundo da panela e a mistura se dividir permitindo que se veja o fundo como mostra a foto.
Coloque a mistura numa forma umedecida e cubra com uma folha de filme plástico umedecido. Coloque a forma numa bandeja ou tigela com água tomando cuidado para não deixar entrar água na forma. A mistura deve ficar firme ao toque. Ela pode ser colocada na geladeira para firmar por uma ou duas horas.
Remova da forma e corte em quadrados. Descasque e rale o gengibre. Guarneça cada quadrado com um pouco de gengibre ralado e coloque por cima um pouco de shoyu.

Shojin ryori (Culinária budista)
Goma-dofu é um exemplo de Shojin ryori, a culinária tradicional dos monges dos templos budistas. Esta culinária não usa nenhuma carne ou peixe, em respeito ao preceito budista de não tirar a vida de nenhuma criatura. Ela é baseada em grãos, feijões e vegetais. Temperos são usados com modéstia, a fim de não ocultar o sabor dos ingredientes, e existe todo um esforço para se usar todas as partes dos ingredientes, a fim de se evitar qualquer desperdício.

Apenas descrever esta cozinha vegetariana pode causar a impressão de que ela não satisfaz. Contudo, um número de pessoas afirma que esta culinária oferece pratos deliciosos e faz questão de visitar templos para experimentar a cozinha budista. Também existe um número de restaurantes especializados em Shojin ryori. Eles são voltados ao público feminino, que é atraído pelos pratos altamente nutritivos e de baixo teor calórico.

Shojin ryori não usa nenhum tipo de carne ou peixe, mas pode criar pratos que imitam o seu sabor e textura. Eles são chamados de Modoki ryori, que significa pratos de imitação. Uma versão falsa de enguia grelhada pode ser feita. Uma enguia falsa é produzida com raíz ralada de lótus e inhames, e uma alga marinha chamada nori é usada para imitar a pele. A enguia falsa é então grelhada e besuntada com um molho salgado e doce, exatamente como se faz com uma enguia de verdade. Os pratos de imitação ajudam a satisfazer os desejos por carne e peixe, uma vez que os monges não devem consumir nenhuma proteína animal.


Receita www3.nhk.or.jp

Receita original
Goma Tofu (Black sesame and white sesame tofu, served with wasabi soy sauce and soy form) had a silky smooth texture with a rather delicate soy sauce.

Goma-dofu, or crushed sesame seeds boiled in water and chilled like tofu, has been produced in Eiheiji area. Goma-dofu produced there has excellent quality. It is made by kneading selected, high-quality sesame and Yoshino kuzu together adding pure water. (Kuzu refers to the starch made from arrowroot.) The delicate and rich flavor of sesame and sticky texture of Goma-dofu give us an exquisite sense of satisfaction. It goes very well with miso paste.



pasticcipatapata


Goma-dofu, tofu made from sesame seeds, and arrowroot starch


Goma-dofu (sesame tofu) is officially one of my favorite Japanese foods. Thick and creamy with a nice sesame flavor .., nori, green onion, and grated ginger were for the sauce to dip the yudofu in.

Sem comentários: