segunda-feira, 4 de abril de 2016

Como cozer soja em grão


O gosto é o grande inimigo da Soja, ele é provocado por uma enzima, activada quando o grão entra em contacto com a água fria. Para eliminar o sabor forte a solução é simples, basta jogar a soja na água fervendo.

Ao Comprar…

Você encontra variadas espécies de soja, seleccionadas, em geral, pela cor dos grãos. Os mais apreciados são os que têm as tonalidades que vão da pérola ao amarelo e marrom claro. Quanto mais novo for, mais rápido cozinha. Para saber da sua “idade”, morda o grão. Se ele se quebrar facilmente, é sinal de que é novo.

Ao comprar a granel, verifique se os grãos estão inteiros, sem mofo, humidade ou caruncho. Se a soja estiver empacotada, prefira as embalagens transparentes, que facilitam a visão do que você está comprando.

Guarde-a em lugar fresco, sem humidade e em recipientes fechados para que se conserve em bom estado por mais tempo.

Ao Preparar…

Deixe a soja de molho em água quente (a 80ºC) e vá trocando quando perceber que ela esfria. Depois de umas seis horas, leve ao fogo uma panela com água, coloque a soja e deixe ferver por 2 minutos. Coe num pano de algodão e esfregue os grãos. As cascas vão se desprender facilmente.

Cozinhe em panela de pressão por no mínimo de 20 a 40 minutos, dependendo da variedade. Esse período é suficiente para que o cozimento acabe com a anti-tripsina.

Evite o entupimento da válvula da panela de pressão pelas eventuais casquinhas que se soltam do grão, colocando uma colher de sopa de óleo na água.

Como tempero, utilize os mesmos que você usa no feijão comum: cebola, alho, louro e sal.

Use Algas no cozimento! As Algas são carminativas(reduzem gases intestinais) e anti flatulência causada pelas Leguminosas

Sem comentários: