quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Empadão de Arroz com Seitan



Ingredientes:

- 250gs de seitan;
- 250grs de arroz;
- 3 Cebolas grandes;
- Meio chouriço (ou farinheira ou enchido) de soja;
- 2 dentes de alho;
- Molho de soja (Shoyu);
- Sal;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- Uma pitada de pimenta de cayenne

Modo de preparação:

- Parta o seitan aos cubos e saltei-o em duas colheres de sopa de azeite (se achar pouco o azeite, acrescente mais um pouco), com uma cebola finamente picada, os alhos picados e 4 rodelas de chouriço raladas como se fossem limões) e uma pitada de pimenta de cayene. Baixe o lume para o mínimo e deixe apurar, virando o seitan de vez em quando e mexendo tudo. Toda esta operação não demora mais de 10 minutos. Reserve.;

- À parte coza o arroz por 10 minutos (se for arroz integral não podem ser os 10 m, claro, mas sim 40 minutos em panela de pressão), com água fervente 2 partes de água e uma de arroz com um pitada de sal. Apague o lume e deixe tapado por 5 minutos. Depois destape e espere um pouco até passar à operação seguinte;

- Forre um tabuleiro de ir ao forno com as restantes 2 cebolas restantes ( uma "cama" de cebolas) e mais o restante azeite. Cubra tudo com uma camada de arroz. Verta por cima do arroz o seitan com todos os ingredientes. Cubra com o restante arroz. Coloque rodelas do restante chouriço por cima e leve ao forno por 15 minutos, sempre com o lume no mínimo.

Sirva de seguida, acompanhado com uma salada variada.

Nota:
Se achar que o arroz simples fica "pobre" poderá sempre fazer um arroz com couves,com ervilhas, com cenoura partidas às rodelas ou aos cubinhos, etc.

Bom apetite

Receita do Chef Vegetariano António Machado

Empadão de Millet/Arroz, Seitan e Legumes

Ingredientes:
1 ½ chávena de millet/arroz integral
400g seitan q.b
legumes q.b
molho de soja q.b
especiarias ou outro tempero q.b

Preparação:
Corta os legumes em pedaços ou rodelas bem pequenas. Tritura e tempera o seitan com molho de soja. Coze o millet na proporção de 2,5 de água, deixando-o ainda ligeiramente húmido. Coloca num tacho azeite ou óleo, deixar aquecer um pouco, salteia os legumes em chama alta com um pouco de sal, junta o seitan, e deixar estufar durante 10 minutos em lume brando. Coloca tudo num recipiente de ir ao forno, dispondo os preparados em camadas alternadas, leva ao forno durante 10/15 minutos. Este preparado pode também ser colocado numa tarteira, com ou sem base de massa e levado ao forno bem quente durante 15/20 minutos.

Sem comentários: