sábado, 6 de junho de 2015

Bendito Gengibre



Chá de Gengibre:
No mundo inteiro, o chá de gengibre, é feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, e utilizado no tratamento da gripe, tosse, resfriado e até ressaca.
É utilizado na fabricação de xaropes para combater as dores de garganta.

Preparo:
Rale ou pique 25 gramas de gengibre fresco, misture a 500 ml de água e ferva por 15 minutos.
Após ferver, coe o gengibre, deixe esfriar (ou mesmo morno) e beba.
Para dar um toque especial, esprema o sumo/suco de 1 limão e 3 dentes de cravinho, o sabor ficará incrível.
Evite a adição de açúcar ou adoçante. É preferível que seja tomado natural.
O chá de gengibre pode ser consumido diariamente.

Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir as congestões nasais e cólicas menstruais.

Na Culinária:
Em muitos países é também utilizado na preparação de diversos pratos como é o caso do frango xadrez, prato típico chinês, ou ainda como condimento da comida tradicional da Índia.

O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.

O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois os seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

A sua ação anti-séptica pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre.

No entanto, esse hábito (mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz) é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.

Propriedades:
O gengibre é uma das mais antigas plantas do mundo. Suas propriedades medicinais são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Uso doméstico:

Seus rizomas relados são usados em molhos e temperos. Quando seco ou cristalizado, é usado na conservação de frutas.Chips para halitose (para mascar).

O pó é usado como condimento no preparo de biscoitos, bolos e bolachas. Serve ainda para a fabricação de bebidas (gengibeer, conhaque), preparo do quentão, pé-de-moleque e cocada nordestina. Utilizada na ração de aves, estimula a postura de ovos.

Uso medicinal:
Indicada para resfriados, traumatismo, rouquidão, enjôo, náusea, ciática, cólicas do estômago e intestino, asma brônquica, edemas artríticos e reumáticos, amigdalite, dispepsia atônica, paralisia, beribéri, broncorréia pulmonar, cólera morbus, catarros crônicos e halitose.

O pó extraído de seu rizoma é usado como chá com função estimulante do estômago e das funções cerebrais.

  Benefícios do gengibre
Estudos feitos com pacientes norte-americanos comprovam os benefícios do gengibre.
Os pacientes ingeriram 500 a 600mg (aproximadamente um terço de uma colher de chá) de gengibre em pó misturado com água pura. Após um tempo entre 30 e 40 minutos percebeu-se o efeito no alívio da dor de cabeça.
Nos três ou quatro dias seguintes os pacientes continuaram a ingerir o preparado (5x ao dia) trazendo resultados no combate da enxaqueca.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Contra indicações e Cuidados:
      Contra indicado para portadores de cálculos biliares.
Provoca queimaduras com o uso externo indevido e ou abusivo.

Medicina Oriental:
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações, também é utilizado para massagear o abdômen, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais, pois se acredita que possua poder afrodisíaco.

Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" a sua ação mais importante é a deaquecer o baço e o estômago, expelindo o frio.
É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.

Partes Utilizadas: Óleo essencial e rizoma
Nome científico: Zingiber officinalis

Características da Planta:
Planta herbácea, rizomatosa, de folhagem anual e rizomas multianuais e raízes adventícias. Os rizomas são vigorosos, irregularmente ramificados, articulados, reptantes, carnosos, com as extremidades algumas vezes guarnecidas de brotações meristemáticas.

A superfície do rizoma é esverdeada-creme, rugosa com vários anéis castanho-claros. A textura é quebradiça, sendo que externamente é mais fibrosa. As raízes são brancacentas, carnosas e cilíndricas.

O caule é foliáceo e ereto, medindo de 30 cm a um metro de altura. As folhas são dísticas, estreitas, linear-lanceoladas, ápex agudo, subsésseis na bainha, glabras, medindo 20 a 25 cm de comprimento por 1 a 2 cm de largura.

Inflorescência em espiga terminal elipsóide, guarnecida de escamas imbricadas, obtusas e invaginantes, com brácteas persistentes. Flores zigomorfas, hermafroditas, irregulares, amarelo-esverdeadas, lábio púrpura com manchas amarelas.

Fruto tipo capsular, com três lóculos, contendo sementes azuladas.


massoterapeutamicavalaro

Sem comentários: