domingo, 22 de março de 2015

Búrguers de Favas


Receita do blog Doce Fim-de-Semana
adaptado do livro O Novo Vegetariano de Yotam Ottolenghi

3/4 colher de chá de cominhos em grão (usei moído)
3/4 colher de chá de coentros em grão
3/4 colher de chá de sementes de funcho
225g de espinafres (usei 130g, pois era o que tinha em casa)
3 colheres de sopa de azeite
500g de favas, frescas ou congeladas (usei 400g)
350g de batatas, descascadas e aos cubos (usei 290g)
1/2 malagueta verde fresca, sem sementes e picada finamente
2 dentes de alho, esmagados
1/4 colher de chá de açafrão-das-indías moído
3 colheres de sopa de coentros picados (usei salsa)
40g de pão ralado
*mistura de linhaça
sal e pimenta
1/2 chávena de farinha (não consta da receita, usei eu)
120ml de óleo de girassol (não usei)

Coloque as sementes inteiras numa caçarola e toste-as em lume forte por 3/4 minutos, ou até começarem a libertar os aromas. Reduza a pó num almofariz e reserve. (Como só tinha cominhos moídos, juntei essa parte directamente no almofariz.)

Murche o espinafre numa caçarola com uma colher de sopa de azeite. Quando lhe puder mexer, esprema todo o líquido, depois corte grosseiramente e reserve.

Branqueie as favas em água a ferver por cerca de um minuto, escorra e refresque em água fria corrente. Quando lhes puder mexer, retire a pele e deite-a fora.

Coza as batatas em água a ferver por 15 minutos, ou até estarem tenras. Escorra e coloque numa tigela. Junte-lhe imediatamente as favas descascadas, as sementes moídas, a malagueta, o alho, o açafrão, as restantes 2 colheres de sopa de azeite e um pouco de sal e pimenta. Use um esmagador de batata para esmagar tudo grosseiramente; não se preocupe se algumas favas não ficarem totalmente esmagadas. (Como eu não queria que se notassem pedaços de favas, devido aos esquisitos do costume, então resolvi colocar na bimby e misturar uns segundos na velocidade 5, grande erro! Esqueci-me das batatas cozidas, e essa velocidade fez com que a massa ficasse elástica, o que não era o objectivo!)

De seguida, junte os espinafres, os coentros picados e o pão ralado. Prove para verificar os temperos. Por fim, misture a linhaça. (Devido ao erro que mencionei, resolvi acrescentar farinha para eles ficarem numa consistência que me permitisse moldá-los.)

Molhe as mãos e molde a mistura em bolinhos com cerca de 5 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. Leve-os ao frigorífico pelo menos meia hora.

Para cozinhar, aqueça o óleo de girassol e frite os hambúrgueres em lume forte por 5 minutos de cada lado, ou até ficarem castanho-dourados. Eu optei, por grelha-los num tacho anti-aderente com 1 colher de sopa de azeite.

Servi-os com um acompanhamento que toda a gente adora cá em casa, arroz de feijão branco.



Receita do blog cozinharsemlactose

Ingredientes:

275 g de paté de favas com endro (ou hummus / paté de grão, de feijão, de lentilhas...)
1 chalota
1 dente de alho
1 cenoura pequena
4 colheres de sopa de farinha integral
1 colher de sopa de sementes de linhaça
Sal
Pimenta
Azeite


Moer as sementes de linhaça no moinho de café até ficarem em pó. Juntar duas colheres de sopa de água, misturar e reservar.

Ralar a cenoura. Picar a chalota e o alho finamente.

Juntar ao paté de favas a cenoura, a chalota, o alho, a linhaça e três colheres de sopa de farinha. Misturar bem e temperar com sal e pimenta.

Num prato de sopa, colocar a restante farinha. Pegar com os dedos em porções de massa e rebolá-las na farinha (rende 12 bolinhas).

Aquecer um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. Quando estiver bem quente, colocar quatro ou cinco bolinhas de massa enfarinhada e deixar dourar de um lado. Virar ao contrário e alastar com cuidado usando uma espátula, deixando dourar o outro lado.

Voltar a virar para dar um tom homogéneo ao primeiro lado e, se necessário, aplastar mais um pouco de modo a ter hambúrgueres bem finos.

Repetir o processo para a massa restante.

Estes hambúrgueres são a receita perfeita para aproveitamento de restos de hummus, dips e patés vegetais.

Sem comentários: