sábado, 16 de agosto de 2014

Salada de Beterraba Assada com Grão de Bico


 ingredientes

1 quilo de beterrabas ainda com o caule
¾ cháv/xic de azeite
1 ½ c. de sopa de sementes de cominho
2 colheres de sopa + 2 colheres de chá de vinagre de vinho tinto
1 colher sopa de sumo de limão
1 cháv/xic de grão de bico, cozido como receita a seguir e escorrido
½ cháv/xic de azeitonas pretas
½ cháv/xic de salsinha picada
200 gramas de ricotta vegan picada
Sal e pimenta a gosto

modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Corte os caules das beterrabas deixando uma pontinha de 1 cm e lave-as bem. Misture-as com 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de chá de sal. Ponha num tabuleiro, cubra com papel alumínio e leve ao forno ate estarem macias (mais ou menos 40 minutos). Quando estiverem prontas (cheque com a pontinha de uma faca pois o tempo varia em função do tamanho das beterrabas), retire do forno, deixe arrefecer/esfriar e retire a casca. Corte as beterrabas em gomos.

Enquanto as beterrabas estiverem assando, toste as sementes de cominho em fogo médio por 2 a 3 minutos, ou até começarem a escurecer e ficarem perfumadas.
Retire do lume, ponha a metade das sementes trituradas , em pó. Transfira os cominhos em pó para um recipiente, misture com ¼ colher de sobremesa de sal, o vinagre e o sumo de limão. Misture até diluir o sal e adicione o azeite. Misture bem e ajuste os temperos se necessário.

Numa frigideira, adicione 2 colheres de sopa de azeite e junte o restante do cominho em grãos. Esquente por 2 minutos e junte os grãos de bico cozidos como receita a seguir. Frite os grãos de bico por 4 a 5 minutos ate ficarem dourados e crocantes. Retire do fogo e deixe escorrer em papel-absorvente. Tempere com sal e pimenta.
4. misture as beterrabas com o vinagrete, às azeitonas e a salsinha. Por fim, com cuidado, junte a ricota com cuidado e salpique de grão de bico.

Grão de bico

ingredientes

¼  de cháv/xic de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada
1 colher de sobremesa de tomilho
1 folha de louro
 1 ½  cháv/xic de grão de bico seco
1 colher de chá de páprica
1 pitada de pimenta da Jamaica
1 canela

modo de preparo

Aqueça o azeite. Espere 1 minuto e adicione a cebola, o alho, a pimenta dedo de moça, o tomilho e o louro. Cozinhe por 1 ou 2 minutos até a cebola ficar macia e adicione os grãos de bico, a páprica, a pimenta e a canela. Mexa por alguns minutos para os grãos ficarem completamente envoltos pelas especiarias.
Cubra os grãos de bico com água. Deixe ferver em lume alto. Baixe o lume e cubra o liquido com um pedaço de papel manteiga para manter os grãos a baixo d’água. Ferva por 30 minutos, adicione 3 colheres de sobremesa de sal, e deixe cozinhar por mais 1 hora, até os grãos estarem tenros, mas firmes. Se necessário, adicione mais água durante o cozimento. Quando estiverem prontos, desligue o lume e deixe os grãos arrefecerem no seu liquido.


adaptada de simplesmentedelicia



Sem comentários: