sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Salada de Abacate com Pesto e Rúcula


ingredientes

2 cháv/xic bem cheia de manjericão
½ cháv/xic de azeite extra-virgem
3 colheres de pinhões/pignoli ou nozes
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
½ cháv/xic de parmesão vegan
2 colheres de sopa de queijo vegan ralado
3 colheres de sopa de creme vegetal à temperatura ambiente

½ abacate maduro porem firme
1 molho de rúcula, lavada e seca
½ cebola roxa
2 tomates bem maduros
1 limão
Sal e pimenta

modo de preparo
Para o pesto: no processador, ponha o manjericão, o sal, o alho, os pinhões/pignoli(ou nozes) e o azeite. Triture bem até formar um creme. Com uma espátula, limpe as laterais e triture mais um pouco para uniformizar o molho. Ponha num outro recipiente e acrescente os queijos. Misture com cuidado e por fim, delicadamente, ponha a manteiga misturando com uma espátula. Eu costumo mistura o creme de vegetal à mão pois acho que faz diferença na consistência.
Corte o abacate em fatias de aproximadamente 2 dedo de espessura e ponha-as logo no sumo/suco de limão para não escurecerem, tempere com sal e pimenta. Molhar todo os lados do abacate com o sumo/suco. Reserve.
Parta os tomates, retire as sementes e corte em fatias finas. Ponha junto com o abacate. Com uma faca afiada, parta a cebola roxa o mais fino possível e reserve com os tomates.
Aqueça/esquente o grill. Retire as fatias de abacate do sumo/suco e pincele um pouco de azeite por cima. Grelhe as fatias de cada lado uns 2 minutos. O tempo certo vai depender da qualidade do abacate. Cuidado para não grelhar demais ou a fruta vai se desmanchar. Pode também grelhar o tomate e a cebola.
 No prato de servir, coloque a rúcula limpa e seca. Escorra os tomates e as cebolas do molho e ponha por cima. Enfeite com as fatias de abacate e por cima, ponha colheradas de pesto.
Sirva imediatamente com muita Flor de Sal.

Sem comentários: