domingo, 25 de maio de 2014

Arroz SEM pato no Forno



Receitas Regionais Portuguesas
Receitas tradicionais portuguesas, originais ou numa versão vegana






Patricia is Cooking



500 g arroz
1 emb. seitan (~ 250 g)
2-3 punhados de nacos de soja
1 chouriço vegetariano
1 cebola média-grande
2 dentes alho
2 tomates maduros ou 2 c. sopa polpa de tomate
1 cubo caldo de legumes
azeite q.b.
sal q.b.

Colocar o seitan, a soja (não demolhada) e o chouriço (com "tripa") num tacho, cobrir com água, juntar o cubo de caldo de legumes e levar a cozer durante 10 minutos. Escorrer e reservar o caldo.
Noutro tacho (ou no mesmo), fritar a cebola e o alho picados até dourar. Juntar o tomate pelado e aos pedaços (ou a polpa) e deixar apurar 1 -2 min. Adicionar o arroz e envolver bem no molho. Juntar o dobro do volume do arroz em caldo de cozer o seitan (se necessário, usar mais água) e deixar cozer em lume brando.
Entretanto, espremer os nacos de soja do excesso de líquido e cortar o seitan às tirinhas bem fininhas (eu cortei com ~0,5 cm de largura e altura e 2 cm de comprimento - tem de simular o pato desfiado, por isso não devem ser tiras muito grandes). Misturar o seitan com a soja. Retirar a tripa ao chouriço, cortar 6-8 rodelas e o restante aos cubinhos.
Quando o arroz estiver pronto (mas húmido), retirar do lume e numa travessa de forno colocar 1 camada de arroz (~1/3 do mesmo), seguida de metade da mistura de soja/seitan e do chouriço picado, nova camada de arroz, a restante mistura de soja/seitan e chouriço e terminar com o arroz. Enfeitar com as rodelas de chouriço e levar ao forno para tostar (20-30 min.).

cozinhaveggy
Adaptação do blog pedacinhodenoz

Ingredientes:
(4 pessoas)

Para o recheio:
4 "Enchidos de Soja" (fiz metade desta receita e adicionei 1 c. de chá de piri-piri em flocos)
3/4 de chávena de nacos de Soja Desidratados
4 chávenas de Cogumelos picados grosseiramente
1 Cebola pequena picada
1 dente de Alho picado
1 colher de sopa de Vinagre Balsâmico
1 folha de Louro
Azeite q.b
Sal q.b

Para o Arroz:
2 chávenas de Arroz
1 Cebola picada
1 dente de Alho Picado
2 colheres de sopa de Polpa de Tomate
Água + Liquido de cozedura do Seitan e da Soja (a perfazer 4 chávenas)
Azeite q.b
Sal q.b

Preparação do Recheio:

Demolhar os nacos de soja em água quente durante uns minutos, escorrer a água e reservar.
Cortar os enchidos de soja as rodelas grossas, misturar a soja, cobrir com água, juntar uma folha de louro e levar a cozer durante 10 minutos. Findo este tempo retirar a soja e o enchido e reservar o liquido.
Cortar a soja em tiras finas e o enchido de soja aos cubinhos e reservar algumas rodelas para decoração.
Numa panela com azeite, saltear a cebola e o alho até estarem cozidos e depois adicionar os cogumelos e o sal. Quando estes já tiverem libertado algum liquido adicionar a soja e o enchido de seitan e deixar estufar alguns minutos mexendo sempre. Quando os cogumelos estiverem totalmente cozidos, adicionar o vinagre balsâmico, mexer bem para evaporar um pouco, apagar e reservar.

Preparação do Arroz:

Numa panela com azeite, saltear a cebola e o alho até estarem cozidos e depois adicionar a polpa de tomate, mexer bem e envolver o arroz mexendo bem para ficar saboroso. Adicionar a água+liquido, o sal e deixar cozer em lume brando até o arroz estar cozido mas húmido.

Depois é só colocar uma camada de arroz num pirex, seguida de uma camada de recheio, outra camada de arroz, outra camada de recheio e a última camada de arroz. Decorar com as rodelas de seitan que se reservou e levar ao forno durante cerca de 20 minutos.
Nós acompanhamos com salada mista.




SEM pato no forno ou Empadão

Sem comentários: