segunda-feira, 31 de março de 2014

Sopas e Purés

Como dar mais sabor às nossas sopas e purés?

As suas sopas e purés às vezes ficam insípidos e sem sabor nenhum?

Se adicionar óleo de sésamo a uma sopa ou puré, irá dar-lhe um suave sabor a noz. Deste modo trará ao seu prato uma nova sensação de sabor.

Do mesmo modo, se acrescentar umas gotas de óleo de noz aos seus purés irá notar um leve sabor parecido ao do amendoim. Este sabor é o acompanhante perfeito para todo o tipo de legumes!

Por outro lado, a estrela-de-anis contém um forte anisante que irá conferir a todos os seus pratos de colher uma textura macia e ao mesmo tempo única.

Se aquecer um pouco de mostarda, a sua sopa irá ganhar um toque entre o amargo e um pouco doce que o irá surpreender.

O molho de soja é muito doce, pelo que, se o seu puré precisar de uma pitada de sabor, pode obtê-lo rapidamente com este mágico ingrediente.

O truque que nunca falha é acrescentar ervas aromáticas como o alecrim, o tomilho ou o manjericão. Basta deixar estas ervas aromáticas ferver alguns minutos e irá obter um sabor irrepetível.

Os seus purés ficam sempre muito espessos?  Pode acrescentar um pouco de leite vegetal ou natas vegetais ou creme vegetal para amaciar a textura ou pode também usar um pouco de arroz. No entanto, nos purés de legumes é melhor não usar batata nem arroz, senão irão ficar espessos de mais.

Esperamos que estes conselhos lhe tenham servido para obter cremes e sopas mais saborosos.


Qual é a melhor maneira de conservar as nossas sopas e purés?

Com a chegada do Outono regressam as sopas, caldos, cremes e purés de legumes que nos ajudam a enfrentar as baixas temperaturas, ao mesmo tempo que proporcionam os nutrientes e vitaminas de que o nosso corpo precisa.

A elaboração deste tipo de pratos pode demorar bastante tempo, pelo que será conveniente elaborá-los em grandes quantidades, para podermos guardar o que não vamos comer em recipientes separados e assim aproveitar o nosso puré ou creme noutras ocasiões.

Mas qual é a melhor maneira de conservar as nossas sopas e purés? Recomendamos congelar o creme que tiver cozinhado, mas em recipientes separados, calculando a quantidade que vai consumir de cada vez. Isto é assim porque uma vez que tenha descongelado o creme terá de o consumir, e não poderá voltar a congelá-lo porque se poderia estragar.

Recomendamos-lhe também usar um recipiente de vidro, pois estes são os que melhor conservam as propriedades dos legumes e não transmitem sabores nem cheiros à comida.

Deste modo, quando quiser saborear um delicioso creme de legumes, só terá de descongelar o recipiente e... Pronto para comer!

Com estes práticos conselhos poderá saborear os seus pratos de legumes sempre que quiser em pouco tempo.

Sem comentários: