quarta-feira, 5 de junho de 2013

Canja da VovóVegana

Receitas Regionais Portuguesas
Receitas tradicionais portuguesas, originais ou numa versão vegana




Esta receita "roubei" à minha querida Amiga Maria "The Love Food" e é tão maravilhosamente deliciosa que quis guardar no meu blog... para mais tarde recordar!

Esta é a canja que a minha mãe fazia para mim nos dias muito frios, ou quando eu estava doente, e eu adorava. Para mim, este é o verdadeiro conforto: um caldinho, feito pela mãe, em frente à lareira, quando está um tempo assustador lá fora. De vez em quando faço-o para mim e passo a ter 7 anos outra vez - esta canja é para mim o que as madalenas são para o Proust.

É engraçado lembrar. Eu sempre gostei de ir à escola e ficava triste quando as aulas acabavam. Por isso nem me passava pela cabeça faltar às aulas. Só que, de vez em quando, lá apanhava uma constipação (resfriado) e tinha de passar uns dias em casa. Ficava com a minha avó a jogar o Jogo da Glória a tarde toda (e a fazer batota… desculpa, avózita!), fazia pequenos espectáculos dentro da cama, prendia os lençóis à cabeceira da cama e fazia de conta que estava num acampamento, enfim, era muito divertido. À hora de comer, a minha mãe trazia-me esta canja, ou um arroz de cenoura muito malandrinho, e maçã cozida de sobremesa. E eu comia na cama, quentinha, enquanto via o que estava a dar numa televisão amarela dos anos 60, a preto e branco, que a minha mãe punha no meu quarto só quando eu estava doente.

Estão a ver as memórias todas que uma simples canja traz?! Cozinhem coisas boas para a vossa família, para os vossos filhotes: eles vão lembrar-se disso a vida inteira. Não é preciso ter fazer coisas muito complicadas, e, no final, é só preciso juntar carinho. Criem as vossas memórias também.

Receita para 2 pessoas
1 cenoura cortada em juliana fininha ou ralada
1 cubo de caldo de legumes (se possível biológico)
1 dente de alho grande cortado a meio
1 mão de massinhas (usei as do alfabeto)
Um fio de azeite
1 folha de louro
3 chávenas/xícaras de água

Numa panela, refogue a cenoura com os alhos e a folha de louro num pouco de azeite, até estar tenra (5mn).

Junte a água e as massinhas e deixe cozinhar durante 15 mn, ou até as massas estarem cozidas.

Sirva quentinho.

PS – esta é apenas uma base muito simples. Pode juntar tudo e mais alguma coisa: couve em juliana, massa de arroz, enfim, o que lhe apetecer. Para mim, quanto mais simples, melhor.

Fonte: The Love Food



Canja de cogumelos pleurotus "Patricia is Cooking

Para os dias frios de inverno nada melhor do que uma tradicional canja, mas só com cogumelos.
Quente e reconfortante.

Pode acrescentar-se um ramo de hortelã ou salsa no final, para aromatizar.

Óptima para comer numa grande tigela, sentada no sofá, com uma manta a aquecer as pernas e a ler um bom livro ou a ver um bom filme.



"Canja" de millet/milho painço


 Ingredientes: 
• 1 chávena de millet (milho painço)
• 4/5 medidas de água
• 1 cebola pequena picada (facultativo)
• 1 fio de azeite (facultativo)
• 1 pitada de sal
• 1 raminho de hortelã

Preparação:
 Lavar previamente o millet. Colocar numa panela 4 a 5 chávenas de água. Quando começar a ferver juntar o millet. Deixar cozer verificando a quantidade de água. Quando estiver quase cozido juntar a pitada de sal.
 Servir a sopa e colocar umas folhas de hortelã para o toque final.
Bom apetite!


com Tofu


Presunto Vegetariano


Veganana


Diário d'Inês



goshen (usar tofu)


Menu Vegano


E....
Missôshiru

Sem comentários: