sexta-feira, 13 de abril de 2012

Molho de Alho e Ervas


Ingredientes
6 colheres de sopa de maionese vegana
8 colheres de sopa de natas vegetais
1/2 colher de sopa de cebolinho seco
1/2 colher de sopa de salsa em pó
4 colheres de chá de sumo de limão
2/3 colheres de chá de alho em pó
água (conforme a consistência que desejar)

Preparação
Num recipiente coloque as natas com o sumo de limão e aguarde 15 minutos ou até que estas talhem, isto preparado irá transformar-se em natas azedas (sour cream).
À parte misture os restantes ingredientes e quando as natas estiverem no ponto adicione-as também. A água deve ser adicionada conforme a consistência que desejar. Entretanto, mexa muito bem o molho com uma vara de arames, e prove para que saiba se é necessários ajustar os ingredientes (caso queira um sabor mais intenso a alho ou a limão adicione mais mais um pouco destes ingredientes). Mexa muito bem até obter um creme homogéneo e, por fim, polvilhe com cebolinho seco.
Leve ao frigorifico até ao momento de servir.



... com azeitonas

Molho
1/2 cháv/xic de leite vegetal
2 c. de sopa de farinha de trigo
1 cháv/xic de leite de soja (misturar com a farinha)
1 cubo de caldo de legumes
2 c. de sopa de azeite
3 dentes de alho esmagado
2 c. de sopa de azeitonas verdes picadas
2 c. de sopa de shoyu

Frite o alho no azeite até que fique douradinho, adicione o leite de soja e o caldo de legumes até que este derreta. Adicione aos poucos e mexendo a mistura de leite + farinha de trigo e deixe cozinhar por uns 5 minutos em lume bem baixo. Adicione as azeitonas picadas, o shoyu e prove o sal, se necessário adicione mais leite (o molho deve ficar cremoso e suave). Deixe em lume baixo mais uns 5 minutos no máximo.

Sem comentários: