- Molho Branco
100g de creme vegetal/azeite (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite vegetal(**)
Noz moscada ralada a gosto
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Sal a gosto
Preparação
Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se. - A essa base se dá o nome de roux.
Sempre em fogo baixo, despeje o leite frio de uma vez na panela do roux e misture com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem . Cuide para que não fiquem pelotas;
Obs: caso prefira usar o leite morno, coloque-o aos poucos.
Coloque o sal e a pimenta do reino;
Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até obter um creme, mexendo sempre.
Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.
- Bechamel
100g de creme vegetal (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite vegetal (***)
2 dente de alho
2 folhas de louro
2 cebolas em fatias
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Noz moscada ralada a gosto
Sal a gosto
Preparação
Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve.
Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se. - A essa base se dá o nome de roux;
Tire a panela do fogo. Adicione o leite (pouco a pouco) sem parar de mexer com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuide para que não fiquem pelotas:
Coloque o sal;
Volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme.
Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.
Dicas:
1- Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o por uma peneira.
2- Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho. Quando o molho branco/bechamel estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira.
- Como usar o Molho Branco / Bechamel
2. Pode ser temperado com diversas especiarias: canela, cravo-da-índia, anis, pimenta-do-reino, cardamomo, curry, pimenta-da-jamaica e zimbro.
3. Um bom béchamel temperado com noz-moscada e queijo parmesão ralado é indispensável na tradicional lasanha. Sem falar nos recheios, para pastéis, coxinhas e rissóis, para cobrir legumes e gratinar.
4. Sirva o béchamel temperado com mostarda com assados ou fritos. Neste caso, tempere com ervas frescas bem picadas.
O Molho Bechamel da Patricia is Cooking!
(***) DICA: Se usar leite de Aveia atenção que engrossa ao ser aquecido!
Sem comentários:
Enviar um comentário