sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fondant au chocolat

Para os amantes do chocolate, aqui vai um bolo rico, denso, húmido, absolutamente delicioso… Sirva-o no jantar de Natal e tenha, seguramente, uma noite feliz.
Adaptado do livro Le Grand Livre Marabout de la Cuisine Facile – Cupcakes marbrés aux deux chocolats



Ingredientes
170g de margarina vegana
150g de chocolate de culinária vegano (ou chocolate preto)
300 g de açúcar
250 ml de leite de soja
220g de farinha com fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
4 colheres de sopa de água

Preparação
Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Numa panela misture o chocolate (partido em pedaços iguais), a margarina, o açúcar e o leite de soja. Aqueça em lume brando, mexendo sempre, até obter uma mistura lisa e sedosa. Retire do lume, coloque a mistura numa taça e deixe arrefecer 10 mn.
Numa tacinha misture as sementes de linhaça moídas com a água (se comprar sementes de linhaça já moídas, moa-as novamente num moído de café ou no processador – as sementes que já vêm moídas estão, normalmente, mal moídas. Têm de parecer quase uma farinha).
Passado esse tempo peneire a farinha e o cacau para dentro do preparado de chocolate, junte as sementes de linhaça misturadas com a água e envolva.
Forre uma forma com papel vegetal e unte as paredes com manteiga.
Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno durante 40mn.
Depois de cozido deixe repousar 10 mn na forma antes de o retirar, cuidadosamente, soltando os lados com a ajuda de uma espátula.

Delicie-se.

(não se preocupe se, quando tirar o bolo do forno, ele tiver um aspecto feioso, meio enrugado… Vire-o ao contrário para o prato de servir, polvilhe com açúcar em pó e tudo ficará bastante mais bonito!)

by The Love Food

Sem comentários: