O gomásio (palavra japonesa = goma (sésamo) + sio (sal) ou sal de sésamo é um óptimo substituto do sal que pode ser utilizado em saladas, sopas, estufados e outros pratos, polvilhar em pratos de arroz, massa, empadões e outros pratos de ir ao forno.
O Gomásio, é um nutritivo substituto do sal.
No entanto fazer em casa até aromatiza o meio ambiente.
Por acaso sempre usei, mas comprava já feito, a comparação entre o que comprava já feito e o que faço agora em casa é Enorme, o que faço em casa agora é de Longe Muito Melhor, mas como vi a receita na Net, decidi experimentar eu própria fazer em casa, não custa nada e é tão Bommmm.
E como é bem melhor feito por mim, delicioso, Maravilhosamente aromático, uma delícia mesmo.
Adaptei a receita e fiz assim:
Uso nos cereais, saladas, para temperos vários, etc... e como tem um cheiro espectacular até simples eu gosto.
Tostei 1 pacote de sementes de sésamo numa frigideira anti aderente, depois levei ao copo de moer café (podem usar também a 1, 2, 3 ou o copo de fazer batidos, que fica bom na mesma) ou então um almofariz também dá e consigo moer as sementes, depois vou tostar o sal; eu usei 1 colher de sobremesa de Flor de Sal ou sal marinho integral, eu até coloquei menos porque sinceramente até nem sou nada fã de coisas muito salgadas, tostei e depois misturei com as sementes e tostei mais um pouco tudo junto.
Guardei num recipiente de vidro hermeticamente fechado.
Além de um sabor fabuloso o Gomásio é bom para:
. Ajuda a digestão (facilita a secreção dos sucos gástricos e regula o intestino, actuando como um laxante suave) e estimula e acelera o organismo;É bom consumir duas colheres de chá por dia, o que com tão bom aroma e sabor não é nada de nada difícil.
. Neutraliza a acidez do sangue;
. Fortalece os sistemas nervoso e imunológico, ajudando na prevenção de doenças;
. Aconselhável para dores estomacais e intestinais e menstruação irregular;
. Alivia o cansaço;
. Rico em cálcio
. Permite uma boa circulação sanguínea;
. Constitui um excelente suplemento proteico: possui cerca de 15 aminoácidos.
. A sua utilização permite reduzir os níveis de sódio aumentando, ao mesmo tempo, os níveis de cálcio, ferro, magnésio, proteína e fibra.
Depois eu gosto de juntar um pouco de gengibre em pó, ou um pouco de algas bem picadinhas e tostadas também, enfim podemos depois fazer ao gosto de cada um.
O gersal é uma mistura de sementes de gergelim torrado e moído com sal marinho. Fica óptimo como tempero substituto do sal nas preparações e saladas, dando um leve toque de sabor do gergelim, além de ser rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras.
Gosto de usar pouquíssimo sal(5g). Veja como prefere.
100% Integral
Rico em Fibras
Rico em Proteínas
Rico em Cálcio
Rico em Ferro
Não contém Glúten
Gersal "melhorado" é muito nutritivo!
Polvilhe duas colheres de sopa por dia nas refeições.
Ingredientes
120 g de linhaça
100 g de gergelim branco
50 g de gergelim preto
50 g de semente de abóbora
50 g de semente de girassol
50g de semente de chia
50g de semente de amaranto
50g sal marinho
Preparação
Toste levemente as sementes.
Bater bem no liquidificador, em baixa velocidade, a linhaça e o gergelim branco e preto, até que virem uma farinha. Bata aos poucos e vá colocando em um pote. Quanto menor a quantidade no copo do liquidificador, mais fácil triturará. Coloque toda a farinha no pote. Agora, bata levemente a abóbora e o girassol, para que sejam quebrados grosseiramente. Assim o gersal fica crocante.
Misture tudo no pote e acondicione no congelador/ geladeira.
Voilà!
Substitutos do Sal [clique aqui]
Especiarias & Ervas Aromáticas
& Temperos & Condimentos
Sem comentários:
Enviar um comentário