domingo, 6 de novembro de 2011

Garam Masala


Garam masala (do hindi garam, "picante" e masala, "pasta") é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia.
Pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos. O garam masala é forte, mas não picante como uma malagueta.

A composição do garam masala varia de região para região, havendo uma grande variedade por toda a Índia. Alguns dos ingredientes mais comuns são grãos de pimenta preta e branca, cravinho, louro, cominho preto, sementes de cominho, canela, cardamomo preto, castanho e verde, noz-moscada, anis e sementes de coentro. São usadas diversas combinações destes ingredientes nas variações regionais do garam masala , não sendo nenhuma delas considerada mais autêntica que a outra.

Algumas das variações regionais misturam as especiarias com ervas, enquanto outras trituram as especiarias com água, vinagre ou outros líquidos, tais como o leite de coco, de forma a se obter uma pasta. Em algumas receitas, são também adicionados frutos secos, cebola ou alho. Os sabores podem ser misturados cuidadosamente de forma a se obter um efeito equilibrado, ou, em alguns casos, um dos sabores pode ser salientado num prato em que tal seja desejado. Normalmente, o garam masala é cozinhado antes de ser usado, de forma a melhor libertar os seus sabores e aromas.

Existem também diversas versões comerciais de garam masala pré-preparado, com diferentes combinações de especiarias.

#
DSC05527100 g de sementes de coentro
30 g de sementes de cominho
30 g de pimenta-do-reino em grãos
15 g de gengibre seco
7 g de cardamomo
7 g de cravo
5 g de canela em pó
5 g de folhas de louro

Leve os ingredientes para tostar, até ficarem secos, menos o gengibre e a canela
Após frios passe no processador, juntamente com a canela e o gengibre, até ficar um pó
Guarde em recipiente tampado, em lugar seco e sem luz


#
1 colher (chá) de cravos-da-índia inteiros
1 pauzinho de canela
1 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de sementes de cominho

Aqueça todos as especiarias numa frigideira pequena, em fogo baixo. Quando ficarem aromáticas, retire do fogo e triture imediatamente.


Este nome significa, traduzido à letra, "mistura quente", e o garam masala é uma combinação de especiarias torradas, como sementes de coentros, cominhos, cardamomo, cravo-da-índia e canela.

Todas as donas de casa indianas têm a sua própria versão, moendo as especiarias frescas para esse fim.


Garam Masala

Sem comentários: