quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bolinhos nuvem de batata

Ingredientes (6 bolinhos)

4 batatas cozidas esmagadas
1 colher de sopa de ervilhas congeladas
½ courgette aos pedacinhos
½ cenoura aos pedacinhos
2 colheres de sopa de farinha de grão (opcional)
Pão ralado
Alho em pó
Pimenta preta

Preparação
Verta um fio de azeite numa panela, junte a cenoura e as ervilhas congeladas. Quando a cenoura começar a dourar, junte a courgette e envolva. Tempere com sal e deixe perder a água, mexendo de vez em quando. É mesmo necessário que não tenha água, para os bolos não ficarem muito moles.
Tempere com uma pitada de alho em pó e de pimenta preta.
Quando estiver sem água, junte as batatas esmagadas e envolva, para ficar tudo bem misturado. Cuidado para não esmagar tudo - sabe bem sentir o crocante dos legumes no aveludado da batata.
Coloque numa taça e deixe arrefecer até conseguir moldar a massa com as mãos.
Quando a massa tiver arrefecido, junte 2 colheres de sopa de farinha de grão, ou as colheres suficientes até conseguir moldar uma bola do tamanho de uma de golf, sem agarrar demasiado às mãos. A massa deve ficar cremosa e suave.

(Não se preocupe se não conseguir moldar as bolinhas imediatamente, o pão ralado irá ajudar a moldá-las mais facilmente.)
Passe por pão ralado, achate-as entre as mãos e coloque numa frigideira com um fio de azeite quente. Pode ser necessário colocar mais azeite à medida que vai fazendo.
Vire apenas quando estiverem douradas, caso contrário podem desfazer-se.
Retire-as quando estiverem douradas de ambos os lados e deixe-as arrefecer num prato com papel absorvente (ou um guardanapo).
E prove um pedaço de céu!

by The Love Food

Sem comentários: