quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pizza de Queijo e Abobrinha/Courgette

Divulgação

Ingredientes para a massa
500 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 e 1/2 xícara de água
15g (1 tablete) de fermento biológico
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de óleo de milho ou azeite

Ingredientes para o recheio
Molho de tomate a gosto
500 g de mozarella vegan(*)
1 abobrinha italiana
Orégano
Parmesão ralado(*)
Azeite a gosto

Modo de Preparo
Em um recipiente, dissolva o fermento e o açúcar em um pouco de água e deixe descansar por cinco minutos.

Misture a farinha e o sal em uma bacia. Coloque o azeite em fio. Faça um buraco no centro, adicione, aos poucos, a água morna e mexa até formar uma massa lisa. Se for preciso, acrescente mais farinha. Trabalhe a massa por 15 minutos.

Deixe descansar em uma vasilha coberta até que a massa dobre de volume. Uma dica para saber quando a massa cresceu o suficiente, coloque uma bolinha de 2 centímetros da própria massa dentro de um copo d’água. Quando subir à superfície, está pronta para a próxima etapa. Em seguida, trabalhe a massa vigorosamente por mais 10 minutos.

Divida a massa em duas bolas iguais e deixe crescer por mais uma hora. Está pronta para abrir e assar.

Ligue o forno em temperatura média/alta (250 graus). Depois que a massa tiver crescido, abra-a com um rolo de macarrão do tamanho de uma forma de 33 cm (para render 8 pedaços). Adicione o molho de tomate e polvilhe com orégano.

Distribua uma camada uniforme de mussarela. Acrescente rodelas de abobrinha italiana levemente cozidas em sal. Polvilhe com o parmesão em toda a pizza para gratinar.

Regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré-aquecido e asse até a massa ficar bem sequinha.

(*) Substitutos vegetais

1 comentário:

sandra disse...

Malu, obrigada pelo recado que você deixou la no papacapim. Vim correndo visitar o seu blog e fiquei impressionada com a quantidade de receitas! Queria muito provar o queijo de macadamia, mas aqui onde moro não tem :-( Bem, agora que conheço o caminho, vou voltar sempre aqui. Um abraço.