domingo, 7 de novembro de 2010

Tomate Seco

 Ingredientes

Para a base:
3 kilos de tomates
1 colher de sopa de sal e 1/2 chávena/xícara de açúcar (misturados)
Vinagre


Para o tempero:
1 xícara (chá) de azeite
6 dentes de alho espremidos
1 colher (sobremesa) de oregãos
1 colher (sobremesa) de sal
Folhas de louro
Pimenta a gosto

Preparação
Corte os tomates ao meio e tire as sementes, coloque uma colher de café de vinagre em cada tomate cortado, polvilhe com sal e açúcar.

Pré-aqueça o forno convencional a 180º C ou na temperatura mais baixa possível, e asse até que os tomates encolham e fiquem secos, de 3 a 4 horas. Verifique-os de tempo em tempo, e retire a água da assadeira, e vire-os de 15 em 15 min, devem ficar flexíveis e nem um pouco quebradiços; tomates pequenos secarão mais rapidamente que os grandes. Retire cada tomate do forno assim que secarem.

OU

Coloque-os no microondas com a pele para baixo num refratário grande 25 minutos e a cada 5 minutos retire o excesso de água dos tomates, vire-os e deixe de 10 a 15 minutos (potência alta) ou até parar de sair água.

Dica: Não coloque no micro os 3kg de tomates de uma só vez, coloque os tomates de modo a completar o prato do micro, um ao lado do outro.

Após o micro, leve ao forno 200° C por 1/2 hora ou até que a pele fique um pouco seca. Desligue o forno. Não retire do forno até que estejam totalmente frios.

Tempere com o azeite, o alho espremido, orégano, sal, folhas de louro e pimenta a gosto. Misture bemrar bem e coloque em vidros, complete com azeite até o topo e deixe descansar alguns dias.

Obs: O Microondas é para acelerar o processo de desidratação do tomate, pois em forno comum levaria cerca de 6 horas. É aconselhavel depois do micro colocar em forno a gás só para dar uma secada na pele pois comida de micro nunca é igual ao de forno.

Sem comentários: