segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tofu Grelhado com Vegetais


Ingredientes:


4 batatas descascadas
2 fatias de tofu firme com 2 ou 3 cm de espessura
1 tomate fatiado
1 cebola pequena fatiada
4 fatias finas de pimentão amarelo
2 fatias finas de pimentão vermelho
2 fatias finas de pimentão verde 6 azeitonas pretas cortadas ao meio
3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
4 colheres (sopa) de azeite ou óleo vegetal para grelhar
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Preparação:


Cozinhe as batatas em água fervente com uma pitada de sal. Enquanto isso, corte cada fatia de tofu em 6 pequenos retângulos. Reserve. Em uma frigideira anti-aderente, aqueça o azeite ou o óleo. Abaixe o fogo e adicione o tomate, a cebola e os pimentões. Mexa ocasionalmente para não queimar. Deixe grelhar por cercade 6 minutos de cada lado. Adicione as azeitonas e a salsinha. Tempere com sal e pimenta e vire os vegetais. Retire da frigideira os que estivere tenros e dourados. Coloque-os na travessa que irá servir à mesa. Ainda na mesma frigideira, coloque o tofu e tempere com sal e pimenta. Se for necessário, adicione mais azeite ou óleo. Grelhe de ambos os lados até ficar dourado. Ao fim do processo misture delicadamente todos os ingredientes grelhados com as batatas cozidas, com cuidado para não quebrar. Sirva imediatamente. Sugestão de consumo: com arroz, salada verde e sobremesa.



Dica - Este é um excelente prato principal para uma refeição completa, em uma ocasião especial ou festa de família.

Fonte: Livro Tofu Mágico!* de Ana Maria Curcelli, autora de Cozinhando sem Crueldade e Carne de Soja (a autorização de publicação desta receita foi concedida pela autora ao blog Cantinho Vegetariano)

* O livro Tofu Mágico! foi o ganhador do prêmio World Cookbook Awards em dezembro de 2007 na categoria "Best Vegetarian Book" pela Gourmand (Espanha).

Sem comentários: