terça-feira, 8 de junho de 2010

Tosta de frutas

{txtalt}
Ingredientes:
• 2 cháv/xícaras de chá de frutas secas picadas (damasco, figo, uva-passa e banana)
• 2 1/2 xícaras de chá de suco natural de abacaxi ou laranja
• 2 colheres de chá de amido de milho
• 1/4 de cháv/xícara de chá de água fria
• 6 fatias torradas de pão de forma integral
• Ghee* (manteiga clarificada, opcional)

Preparação
Numa panela, deixe as frutas secas de molho no suco até amolecerem. Leve a panela ao fogo baixo. Enquanto isso, misture o amido de milho com a água fria e cozinhe até formar um molho espesso. Espalhe sobre as fatias de pão torradas. Antes, se quiser, passe manteiga ghee nas torradas.

*Ghee
Ingredientes:
De 500g a 2Kg de manteiga vegetal sem sal, de boa qualidade.
Tenha em mãos uma panela de vidro ou esmalte (evite alumínio), um recipiente de vidro, uma peneira fina metálica e um recipiente com tampa.

Preparação:
Corte a manteiga em pedaços e coloque em uma panela. Acenda o fogo, deixando no mínimo.Aqueça até derreter completamente. A manteiga irá derreter e começará a formar uma espuma na parte superior. Com a ajuda de uma colher, retire a espuma após o derretimento completo da manteiga.

Desligue o fogo enquanto a panela se mantiver quente para evitar que a manteiga queime.

Continue alternando esse processo de retirada da espuma com o fogo aceso (sempre no mínimo) e desligado. Você perceberá que resíduos se formarão no fundo da panela. Desligue o fogo e lentamente passe pela peneira, sempre tentando segurar o máximo de resíduos na própria panela. Despreze-os ou os utilize para enriquecer massas de pão.

Passe novamente o líquido para a panela, deixe no fogo mínimo por mais alguns minutos e retire os resíduos finais (sempre tomando cuidado para não queimar, especialmente eventuais resíduos no fundo). Após o processo você terá um líquido dourado, claro, que é o Ghee.

Quando amornar (quase frio), transfira para um pote com tampa (o ideal é que seja de vidro. No caso eu não tinha nenhum e usei o de plástico mesmo). Deixe esfriar em geladeira até endurecer.
O ghee pode ser conservado em geladeira ou fora dela (demora mais que a manteiga para ficar ransoso pois não tem os resíduos do leite).
(*) Receita de Renata Octaviani

Sem comentários: