2 berinjelas
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada bem fininho
suco de 1 limão
3 colheres (sopa) de tahine (pasta de sésamo/gergelim, encontrada em casas de produtos árabes)
sal a gosto
Modo de Preparo
1. Com um garfo, espete uma berinjela. Ascenda a chama de uma das bocas do fogão e aproxime a berinjela do fogo. À medida que a casca for queimando, vá virando a berinjela para que ela queime por igual. Este procedimento faz com que a berinjela fique com um gostinho de defumada, o que é essencial para a receita. Repita a operação com a outra berinjela.
2. Quando as berinjelas esfriarem, corte-as ao meio no sentido do comprimento e retire toda a polpa com uma colher. Despreze as cascas e transfira a polpa para uma peneira. Deixe escorrer.
2. Numa tigelinha, bata a tahine com o suco de limão até obter uma consistência pastosa. Junte o alho picado, a salsinha, a polpa de berinjela, tempere com sal e misture bem.
3. No processador de alimentos ou no liquidificador, bata a mistura até formar uma pasta lisa. Conserve na geladeira até a hora de servir.
Esta clássica receita árabe é ideal para começar uma refeição saudável. Um patê de berinjela, de sabor defumado, textura cremosa e que vai bem com crudités, como pepino e cenoura em palitinho e, também, espalhado no pão sírio.
Sem comentários:
Enviar um comentário